FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Como desenvolver a resiliência no ambiente de trabalho?

Liliane Fernandes 2

LILIANE 21 02 1

Hoje nossa carreira está baseada em nossa RESILIÊNCIA, e por quanto tempo conseguiremos lidar com as difíceis situações e mesmo assim destacar-se em meio a tantos profissionais de alto nível, com o mesmo grau de escolaridade e praticamente as mesmas habilidades técnicas?

A chave está no comportamento profissional, sabendo que cada ação gera uma reação, o que importa aqui é como conduzir cada mudança da melhor maneira possível sendo ela favorável a você.

Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Maderonchi
Net Lider
Contape

Seguem abaixo algumas dicas importantes para você evoluir e se manter resistente no ambiente de trabalho.

Procure, na medida do possível, protagonizar as situações: você precisa estar atento a tudo o que acontece a seu redor e na sua empresa, procure sempre definir sua opinião acerca de tudo o que acontece e lhe diga respeito, pessoas que ficam em cima do muro não são bem quistas por outros profissionais e podem ser intituladas de “sem personalidade”.

LILIANE 21 02 2

Crie um significado para a sua realidade: faça com que as pessoas enxerguem em você um diferencial, e quem sabe um “porto seguro” onde independentemente da hierarquia você possa ser lembrado como um profissional pronto e consistente para qualquer tipo de adversidade.

Separe quem você é do que você faz: entenda que dentro da organização mesmo que você não goste de todos os “seres” que compartilham o ambiente de trabalho, é necessário separar o profissional do pessoal, e mais importante do que ter um melhor amigo é ter um aliado que acredita no trabalho que você realiza.

LILIANE 21 02 3

Procure desenvolver relacionamentos significativos: crie raízes com as pessoas e não com uma marcar ou uma organização, pois somente as pessoas terão lembranças de você e principalmente de quão importante você foi para a história de cada um.

Aprenda a enxergar as soluções: foque sua missão profissional nas soluções, sempre existirá um problema a ser resolvido, mas se você gastar suas energias pensando em porque isso aconteceu e não em como pode ser resolvido, provavelmente sua resiliência será abalada e o seu desempenho não será mais o mesmo por um determinado período.

Reconheça seus sentimentos e necessidades de seu corpo: entenda que seu corpo precisa liberar as energias negativas do dia a dia e reestabelecer as positivas, sendo assim procure uma atividade que você sinta prazer em realizar e desenvolva esse habito no mínimo uma vez por semana, isso vai fazer com que você tenha um momento para não pensar na sua rotina de trabalho que exige resiliência com frequência.

LILIANE 21 02 4

As características dos profissionais resilientes precisam ser “manifestadas” nos momentos de complexidade e mudança, não apenas nos momentos de conforto, estabilidade ou conveniência. Ser resiliente é estar continuamente renovando e transformando-se.

“Dificuldades preparam pessoas comuns para destinos extraordinários”, C.S Lewis.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo