FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Colo para quando o peito apertar

Jéssica Horácio de Souza

Psicóloga Jéssica Horácio – CRP 12/14394

Você poderia estar se queixando de outra coisa que não esta pela qual você tem se queixado ultimamente, aliás, você já se queixou de outras dores e irá se queixar de mais outras e até mesmo irá repetir queixas. E tudo bem. Se queixar é um direito seu, é meu também. E vamos concordar que desabafo e alívio poderiam ser palavras sinônimas, elas caminham juntas, e que bom.

Me pergunto se você neste momento de fragilidade possui uma ou duas dores, uma mais central que a outra, e a central talvez não seja esta pela qual você se lamenta. O que está no centro não é o motivo do teu desabafar, o que está no centro é não saber para onde correr na hora em que teu peito aperta devido a dor que ele abriga naquele momento.

Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Net Lider
Maderonchi

Falta de dinheiro, dificuldade de dar conta dos prazos no trabalho, medo de romper a relação, de envelhecer, de morrer… Parecem tão centrais, não é? E é claro que tem a sua importância e merecem o nosso respeito, mas, me pergunto qual tamanho estas dores teriam se elas encontrassem um colo macio e confortável, um olhar compreensivo e uma escuta acolhedora.

O amparo nem sempre resolve nossos problemas circundantes, e ele nem tem esta pretensão, mas ele certamente amortece o problema nos deixando mais fortes através do colo que recebemos. Funciona como uma vitamina que nos fortalece para combater algum agente externo como um resfriado, por exemplo. Por isso preciso te perguntar: a quem você tem recorrido no momento em que o peito aperta?

Agora pensando melhor, provavelmente eu deveria ter feito uma pergunta anterior a esta, afinal, fiz esta pergunta supondo que você sabe e sente que merece colo, mas a verdade é que é necessário saber se você tem se dado o direito de recorrer a alguém na hora que o peito fica tão apertado que as lágrimas saem por não conseguirem mais suportar o sufocamento. Buscar colo em alguém é uma coisa, saber que se tem o direito de buscar este colo é outra.

Tomara, tomara mesmo que você consiga ser colo para alguém. Assim só precisará reconhecer que aquilo que é bom pode chegar também até você. Mas, se ainda não te recrutaram a este posto, bem, quem sabe você possa experimentar oferecer a alguém aquilo que sente que poderá amenizar a dor pela qual o outro está se queixando. Não que isso trará de imediato o colo que deve ser seu por direito, mas, ao menos você irá se familiarizar desta vitamina emocional e isto também poderá trazer algum conforto a você.

Recomendamos alguns remédios clássicos quando alguém diz estar sentindo dor de cabeça, de estômago, quando está com algum resfriado… Mas a forma como estes remédios podem chegar até quem está com dor já diz muito sobre o início do processo de alívio dos sintomas. Uma coisa é tomar um paracetamol, outra coisa é alguém levar até você uma xícara de chá de limão e mel, ou te cobrir, ou diminuir o volume da tv pra te poupar do barulho, ou preparar uma sopa pra você.

Então vez ou outra eu prescrevo aos meus pacientes: doses generosas de colo ao longo do dia.

E é isto que prescrevo pra você, e acrescento duas informações:

Caprichar na dose quando o peito apertar, e, fazer o tratamento diariamente por tempo vitalício.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo