FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Política

Câmara de Vereadores de Forquilhinha lança Programa Cidadania 2018

30 03 Programa Cidadania

Aproximadamente 2500 estudantes serão contemplados nesta primeira etapa.

O Programa Cidadania, idealizado pelo vereador e presidente do legislativo de Forquilhinha, Maciel da Soler (MDB), surgiu do desejo em contribuir na formação de adolescentes e jovens mais conscientes, mostrando que cada um tem direitos e deveres perante à sociedade e que a convivência harmoniosa depende de todos. O objetivo é mostrar que a transformação começa com pensamentos e ações coletivos voltados a prática do bem comum.

O lançamento aconteceu nesta quarta-feira, 28, na Câmara de Vereadores, com a participação de representantes das escolas, profissionais de educação, lideranças e membros de entidades do município. Também participaram algumas crianças, finalistas do Concurso de Redação e Desenho realizado no ano passado.

Net Lider
Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Credisol

São três projetos dentro do Programa: Estudante Cidadão, realizado em 2017, Cinema na Câmara, abrindo o legislativo para receber escolas e entidades, e o Parlamento Jovem, que inicia na primeira semana de abril. Esse último vai abrir espaço aos estudantes da APAE, de quatro escolas estaduais e de um colégio particular. Os jovens poderão ingressar no Poder Legislativo de Forquilhinha, por meio de um processo eleitoral desenvolvido dentro da escola.

Nove eleitos do Ensino Fundamental II e nove do Ensino Médio, receberão treinamento, capacitação, suporte para o cargo que irão exercer. “Eles irão vivenciar o dia a dia do trabalho dos vereadores, e terão a oportunidade de conhecer e participar diretamente do funcionamento da casa”, explicou a coordenadora do Programa, Susana Pirola Vassoler.

Os três projetos do Programa Cidadania, apesar de serem realizados distintamente, se complementam no alcance do objetivo final, ou seja, a contribuição do Poder Legislativo na formação de jovens conscientes de seu papel na construção de uma sociedade justa e igualitária. “Buscamos sempre mostrar que o cidadão tem que ser partícipe do processo, não ser mero ouvinte ou espectador, pois vivemos em realidades diferentes e todas as opiniões são importantes e podem contribuir”, ressaltou o presidente da Câmara, Maciel da Soler.

A partir da próxima semana serão feitas apresentações aos alunos sobre o que é o Parlamento, noções básicas sobre cidadania, o papel do vereador, a função do Poder Legislativo e como ser um Parlamentar Jovem. A próxima etapa será de inscrições dos jovens que desejam se candidatar, bem como as campanhas políticas e a eleição. Todo o processo será orientado e supervisionado pela coordenação do Programa e demais envolvidos, de acordo com os dispostos no Regimento das Eleições. Os vencedores vão participar de sessões ordinárias no legislativo, podendo apresentar os pleitos da comunidade.

Uma exposição com os 45 trabalhos finalistas do Projeto Estudante Cidadão realizado em 2017 foi montada na sede do legislativo.

Francine Ferreira – Eliane Gonçalves

susana
camara 2
exposição 2


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo