FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Artigos

Braulio Moraes Neto: Verdade Camuflada

cabecalho braulio moraes 2

Todos os anos em nossa região como é de costume acontecem às festas dos colonos, com o intuito de homenagear e cultuar os costumes dos imigrantes europeus que aqui chegaram pelos fins do séc. XIX e inicio do séc. XX.

Antes de minhas orelhas ficarem quentes, quero primeiramente dizer que os colonizadores italianos, alemães e poloneses, etc. foram muito importantes para o desenvolvimento da nossa região. Portanto do modo que a história esta sendo transmitida, de modo muito romanceado e enaltecendo somente esses colonizadores é que nos deixam com a “pulga atrás da orelha”.

Negando aqui, a História de cunho tradicional, ao qual prioriza somente os grandes feitos, os grandes nomes, quero chamar a atenção para o seguinte fato. Existiram outros “sujeitos” que participaram daquele momento histórico em nossa região, e por não terem voz e nem vez, acabaram ficando no esquecimento. Na realidade, eles não tem nem voz e nem vez, porque foram quase todos dizimados pelos “valentes e desbravadores colonizadores”. Estou me referindo aqui aos índios Xokleng, pejorativamente conhecidos como “bugres”, que aqui em nossa região viviam em paz, caçando, pescando e se locomovendo por essas paragens que eram de todos.

Net Lider
Maderonchi
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Contape

Com certeza os índios Xokleng não entenderam a intromissão do homem branco ao seu território. Pois bem, esses desconhecidos que vieram da Europa com a noção da propriedade privada, símbolo chave do capitalismo que estava em plena ascensão, foram simplesmente cercando seus territórios e dizendo “agora isso é meu”. O índio que tinha outra cultura, onde tudo que estava na “mãe terra” era de todos, simplesmente quando viam um animal sobre aquelas vastas terras, o abatia para sustentar de seus iguais. Infelizmente esses mesmos índios foram logo taxados de ladrões, vadios que não queriam trabalhar, e viver do esforço alheio.

Ai então começou o conflito entre o colonizador e o índio, e não cabe aqui dizer quem levou a melhor, pois todos nós sabemos qual foi o desfecho, pois nesse momento só estão aqui os descendentes dos colonizadores para contar a história, e a história que lhes convém. Cabe aqui ressaltar, diferente daquilo estamos acostumados a escutar, que a semente de quem habita esse território foi também plantada pelos índios Xokleng e outras etnias que não estão registradas nos livros oficias. E nesse processo de miscigenação é que se deu a formação desse belo povo sul catarinense ao qual fazemos parte.

Afinal, como diz o poeta catarinense Lindolf Bell, “Se um índio Xokleng dorme sob a terra que arrancaste debaixo de seus pés, sobre a mira de tua espingarda, dentro de teus belos olhos azuis…veste a carapuça e ensina teu filho mais que a verdade camuflada nos livros de história.”

Braulio Moraes Neto
Especialista em Educação Inclusiva
Bacharel e Licenciado em História e Licenciando em Filosofia
3º Sgt da Reserva Remunerada da Policia Militar do Estado de Santa Catarina


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo