FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

O bom candidato

vagner fonseca v2

Wagner Fonseca – poeta, professor e blogueiro

Saber que nada se sabe é o primeiro passo para o autoconhecimento, diria o filósofo. Saber as próprias limitações já é um passo para se conhecer. Saber-se indivíduo, isolado, limitado e necessitado da coletividade, é outro passo para se conhecer o básico da vida em sociedade, da vida política.

Em tempos de eleições surgem as propostas mas mirabolantes, as verdades mais perfeitas (e as teorias mais “convincentes”), além, claro, dos salvadores mais aptos a resgatar nosso velho e combalido gigante que teima em ficar adormecido.

Net Lider
Contape
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi

Profetas, pastores, ovelhas e os próprios lobos misturam-se numa balbúrdia sem fim. O riso e o sarcasmo abrilhantam e desfazem amizades, enquanto no tabuleiro os verdadeiros donos do jogo apenas trocam as cores de velhas peças.

Iluminados e ceifadores do “inimigo” apontam seus dedos em riste, alteram o tom de suas vozes e estufam o peito orgulhosos:

_Estou em missão divina! _ finalmente vocifera um candidato laureando para si ser o avatar da moral, da salvação redentora e do destino mais próspero da grande nação.

Velhas promessas, velha história e personagens tão comuns e banais quanto as próprias soluções simplistas que tanto propõem. Do outro lado a ânsia por mudanças apenas troca o santo do altar. Contudo, a turba, agora achando-se superior à ignorância e à inocência de tempos pretéritos, não aceita a crítica generalizada. Afinal, não se deve falar mal de quem veio em missão divina trazer luz nova ao povo, mesmo que de novo nada tenha, evidentemente…

Me vem à mente aquele antigo conselho: “Cuidado com os falsos profetas, verdadeiros lobos em pele de cordeiro”. Vale a atualização para nossos tempos, para nossos políticos, mas creio que nem valha a pena o exercício criativo. Afinal, quem já escolheu seu salvador, não buscará fenecer por outras mãos.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo