FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Os bastidores da posse e o início de 2017 para a política forquilhinhense

francine ferreira

DA POLÍTICA

Como planejado

Ainda que as definições tenham sido confirmadas nos últimos minutos do segundo tempo, na posse tudo acabou saindo conforme a coligação vencedora havia planejado antes mesmo do resultado do pleito municipal. Com o PP ocupando o cargo de prefeito, com Dimas Kammer; e o PT o de vice, com Félix Hobold; a presidência da Câmara ficou com o vereador eleito do PMDB, Maciel Da Soler.

Mas não sem articulações por “debaixo dos panos”, polêmicas e definições nos momentos finais no primeiro dia do ano. O assédio da oposição foi tão grande, no caso da eleição da Mesa Diretora do Legislativo, que se especula ter até mesmo vereador “marcando a cédula de voto” para confirmar seu posicionamento perante os correligionários de partido.

Segurou

O progressista eleito vereador, Ivoney Córneo, ainda que bastante assediado– tendo inclusive recebido, na eleição da Mesa Diretora, os quatro votos da oposição para ocupar a presidência – não se deixou levar, mantendo a linha do restante do PP e definindo, com seu voto, o nome que comandará a Câmara pelos próximos dois anos.

Maderonchi
Contape
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider

Prestigiado

Quem mais demonstrou prestígio entre todos os vereadores, independente da sigla partidária, foi o petista Célio Elias, que recebeu os nove votos possíveis e passa a ocupar a vice-presidência do Legislativo por unanimidade. Resultado de anos ocupando cadeiras pertencentes à oposição, somados a uma recente aliança com os partidos que compõe, agora, a situação.

Mesa Diretora

Mas fato é que, depois de muito vai e vem, a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores para os próximos dois anos ficou composta da seguinte maneira: Maciel Da Soler como presidente; Célio Elias como vice-presidente; Adenor Pola como 1º secretário; e Jucemar Borges como 2º secretário.

06 01 Mesa Diretora

Primeira

A próxima sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Forquilhinha está agendada para acontecer já no dia primeiro de fevereiro, uma quarta-feira. Depois disso, na semana seguinte, os encontros já voltam a acontecer nas segundas. Isso porque, depois de uma lei aprovada no ano passado, o Legislativo não tem mais dois meses de recesso, e sim 45 dias, tendo que voltar ao trabalho já no início do segundo mês de 2017.

Extraordinária

Ainda assim, é possível e esperado que o prefeito, Dimas Kammer, convoque uma sessão extraordinária para a próxima semana, ou no máximo na seguinte, para tratar do Estatuto dos Servidores Públicos de Forquilhinha. Como prometido, o projeto já voltou ao Legislativo nesta semana, para nova análise e posterior votação.

Nomeado

De novidades a respeito de nomeações nesta semana, tanto no Executivo quanto no Legislativo, apenas uma: o advogado, Gunter Backes, é o novo assessor jurídico da Câmara de Vereadores. Cargo já nomeado pelo presidente do Legislativo, Maciel Da Soler, com objetivo de garantir respaldo na área em caso de sessões extraordinárias.

Descontentes

PMDB de Forquilhinha não está nada contente com o posicionamento do deputado federal, Ronaldo Benedet, no caso envolvendo o correligionário histórico, Valberto Arns. Isso porque, segundo membros do partido, o deputado está mantendo em cargos que seriam da sigla, pessoas que não tem ajudado – e até mesmo dificultado – a atuação do PMDB nas últimas negociações políticas no município. Na cidade, está avançando o processo no Conselho de Ética que trata da expulsão do peemedebista.

DA COMUNIDADE

Sanitário I

A construção da Estação de Tratamento de Esgoto de Forquilhinha deve começar em 120 dias. A informação foi divulgada pela Casan, uma vez que, segundo o órgão, a documentação solicitada pelo Ministério Público já foi entregue, incluindo a licença ambiental. Com isso, falta apenas o aval do MP para que comecem as obras nas margens da Rodovia Jacob Westrup, próximo ao São Gabriel. O impasse ainda segue porque os moradores da comunidade não concordam com a localização da ETE.

06 01 Projeto da ETE

Sanitário II

Por outro lado, as obras da rede coletora do sistema de esgotamento sanitário estão mais de 90% prontas. A previsão é que todo o processo entre em operação em dezembro de 2018. Serão 34 mil metros de tubulação que vão atender os moradores do Centro, Vila Lourdes, Santa Clara e Santa Isabel, uma população de sete mil habitantes.

Padrão Coopera

Em meio a inúmeras reclamações de moradores pela qualidade do sinal de internet ofertado em Forquilhinha nos últimos tempos, a Coopera – Geração e Desenvolvimento – está se programando para passar a oferecer, também, o serviço através de cabos de Fibra Óptica. A intenção é começar a distribuição até junho deste ano, focando em uma maior abrangência nas comunidades de interior.

Monitora

Ainda para este janeiro de 2017 ou, no máximo, começo de fevereiro, espera-se que seja dado início à instalação das câmeras de videomonitoramento do projeto capitaneado pela Associação Empresarial de Forquilhinha. A ação tem apoio das Polícias Civil e Militar, da Coopera, Administração Municipal, Câmara de Dirigentes Lojistas e empresas do município.

Planejando

Falando de CDL Forquilhinha, também em janeiro já devem começar as reuniões da nova diretoria, presidida pelo comerciante, Danny Warmling. Segundo o presidente, o objetivo é já programar um calendário para todo 2017, contendo as principais ações que serão realizadas no ano, incluindo as temáticas dos Sábado Mais de cada mês, para facilitar a organização dos lojistas associados. A criação de núcleos para fortalecer setores pouco explorados até então, como o gastronômico, também será pauta deste início de gestão.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo