FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

A banalidade da miséria urbana

Wagner Fonseca Voto Polarização Copa discutir Acho Opinião Especialista eles polarização

Nas metrópoles brasileiras a miséria é banalizada tanto quanto espetacularizada. Vida e morte tornaram-se um show em medidas bipolares e a violência enraíza-se em cada “lar doce lar”. A metrópole adoece e viraliza-se pelas pequenas cidades e até no meio rural.

Fim dos dias, sinais dos tempos e muita profecia exalada por axilas que fedem mais que suas palavras. Quais palavras, aliás, ainda podem ser ditas sem soarem repetitivas? A paz que ainda podíamos encontrar nas pequenas cidades não serve nem mais como atrativo turístico. Posso estar errado – torço por isso! – mas já se nota aqui e ali e cada vez mais uma “urbefobia”, um medo, no caso bem racional, das grandes concentrações urbanas.

Visitei recentemente a capital dos gaúchos com meus alunos e alunas e me chamava a atenção como era possível tantos moradores de rua sob pálidas marquises. De dentro do ônibus e no alto de viadutos e estradas elevadas tudo fica ainda mais distante. Tendemos a naturalizar, a “normalizar” aquela miséria alheia como reflexo de uma sociedade a qual também já tornamos lugar-comum chamá-la de doente. Afinal, a culpa individual se dilui na culpa coletiva e não faz muito bem para nossa saúde emocional ater-se demais nesses pensamentos. Mais fácil pensar e aceitar que a vida é injusta, não é mesmo?

Maderonchi
Credisol
Contape
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza

Nessa visita à “metrópole farroupilha”, três coisas foram alvos de minha inquietação e, mesmo que possam não parecer, interligam-se. Primeiramente, nossos alunos dentro do ônibus majoritariamente conectados à internet e a seus fones de ouvidos. Felizmente não por muito tempo, pois também gosto de bagunça. Ainda assim me entristecia percebê-los somente ali e não admirados nas janelas. Só esse fato já serviria para muita reflexão. Deixo para outro momento.

A segunda coisa, algo que me admirou muito, foi e é a construção da gigantesca ponte elevada sobre o rio Guaíba. Toda aquela altura da maravilhosa engenhosidade humana me causou arrepios só de olhar, mas me fez questionar algo: daquela altura monumental se enxerga menos a poluição lá embaixo. Com certeza, contudo, será possível contemplar um belo pôr-do-sol lá de cima em breve.

E, por fim, ao visitar o zoológico, uma sensação ruim apossou-se do meu ser ao visualizar aqueles animais presos tão perto da selva de pedra. Seguros e ao mesmo tempo sem liberdade alguma. Seres “miseráveis” atrás das grades servindo de “espetáculo” para outros seres “miseráveis” que vez ou outra escapam de suas gaiolas de concreto para “admirar a natureza” ali enclausurada. Aquele sentimento de criança mudou, não consigo me sentir alegre no zoo.

Banalizamos a violência, como nos dizia a filósofa judia Hannah Arendt. A violência física, simbólica e ambiental. Relacionamo-nos à distância e perdemos qualquer sentido nesse mundaréu de gente desconhecida e tão opiniosa (como eu!). Talvez aqueles animais tristes e presos representem essa nossa outra face. Que face? Qual face? Que ser urbano somos nós? Hoje carregamos nossas “cavernas” conosco e dificilmente conseguimos escapar para luz. Na metrópole, as sombras brigam-se entre si.

Suspiro e dou de ombros: que ser urbano somos nós?


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo