FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Auto boicote: por que faço isso comigo?

Jéssica Horácio de Souza

Psicóloga Jéssica Horácio – CRP 12/14394 – Psicoterapeuta Corporal

Surgiu aquela tão sonhada entrevista de emprego: você se prepara um dia antes, organiza a roupa, estuda alguns tópicos que podem ser questionados, checa o seu currículo pela quinta vez, e dorme mais cedo para acordar com antecedência de fazer toda a sua rotina com tranquilidade. Porém o despertador não toca e você se atrasa, e quando acorda já não há mais tempo de fazer suas atividades planejadas, veste qualquer roupa, chega nervoso (a) na entrevista e é reprovado (a). O auto boicote ou a auto sabotagem são mecanismos inconscientes que fazem com que a pessoa não conquiste aquilo que tinha grande importância para ela.

Você deve conhecer alguém que quando está chegando próximo a uma conquista, acontece algo inesperado que o faz perder o que tanto queria: uma faculdade, um emprego, uma viagem, um relacionamento…

Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Maderonchi
Contape
Credisol

Uma das causas deste mecanismo é a crença interna de que não se é merecedor daquela conquista em si, ou de ser feliz de modo geral. Ás vezes a pessoa ouviu durante toda a infância que era mais privilegiada do que os outros irmãos, e então, sempre que está diante de realizar um sonho acaba se boicotando para tentar se igualar aos outros irmãos e não se sentir culpada por ter conquistado algo diferente deles. Ou, às vezes uma pessoa se envolve repetidas vezes em relacionamentos onde é traída, então será que todos (as) os (as) parceiros (as) traem, ou será que todos (as) os (as) parceiros (as) com quem essa pessoa se relaciona é que traem? Embora cause muito sofrimento viver dentro deste círculo vicioso de auto boicote, o indivíduo não percebe que o executa, simplesmente se envolve nele através das crenças internas que tem a seu respeito e culpa o destino por todo o sofrimento que lhe acontece.

O medo do desconhecido também é um fator que contribui para o desenvolvimento do auto boicote, às vezes o indivíduo “prefere” sofrer com aquilo que já conhece do que investir em algo novo e sentir emoções diferentes daquelas que já está acostumado. A felicidade pode assustar para quem nunca a experimentou, então mesmo sabendo que vive uma vida limitada de prazer, se acostuma à ela e busca inconscientemente boicotar todas as possibilidades de felicidade que possam surgir.

Uma pergunta interessante a ser feita para quem se sabota é: O que você irá perder se deixar de agir assim? Ás vezes é um papel de vítima, uma dependência de alguém, a zona de conforto, o medo do desconhecido… Independente da resposta ela fará com que o indivíduo identifique o que o mantém se boicotando, e com isso possa partir em busca de novas ações para evitar os resultados negativos que já tem.

Se você se identifica com estas características e possui dificuldade de mudar o seu padrão de funcionamento, busque ajuda psicológica, invista na sua qualidade de vida. O auto boicote reforça crenças negativas a respeito de si e da vida, fortalece sentimentos de incapacidade, impotência e vitimização, contribuindo para os desgastes das relações. Se leve a sério, e se questione: “Será que é somente isso que eu tenho merecido da vida?”. Pense nisso!


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo