FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

“Um Ano de Milagres”, de Geraldine Brooks

Fabrícia de Pelegrini b

A história do livro Um Ano de Milagres se passa nos anos de 1665 e 1666 e tem a peste como protagonista. A autora Geraldine Brooks conseguiu fazer uma narrativa comovente, mesmo com uma realidade de tristeza e sofrimento, vivenciada por pessoas simples, com pouco conhecimento e pouquíssimos recursos financeiros, que se apoiam na fé e na esperança da cura e de dias melhores.

Este romance histórico é baseado na verdadeira história da aldeia Eyam, da Inglaterra medieval. A autora criou uma narrativa fictícia baseada na realidade vivida por aqueles moradores. O livro detalha a decisão de um pequeno vilarejo de se isolar quando a peste bate na porta dos moradores, com o objetivo de não espalhar esta doença que causa uma morte tão dolorosa, rápida e sem controle, para vilarejos vizinhos. A proposta é do reverendo Michael Mompellion, que acredita que este é um propósito divino e que o melhor é fechar todos os portões até a doença desaparecer. Tudo é narrado por Anna Frith, uma mulher que trabalha na reitoria e que foi a primeira a receber a peste em sua casa. Ela vê seu inquilino e seus filhos morrerem e se dedica, juntamente com Elinor que é esposa do reverendo, a tentar salvar vidas e oferecer conforto aos moradores da aldeia.

A autora consegue manter um suspense do começo ao fim da história. O que será que vai acontecer com cada personagem? Quem vai morrer e quem vai sobreviver? Até quando esta peste vai continuar a matar? Michael Mompellion continua forte em sua dedicação em manter a fé e esperança dos moradores, algumas vezes fracassa, em outras situações consegue manter o equilíbrio.

Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Net Lider
Maderonchi

A narrativa detalha crenças e costumes da época, mostra como a falta de informação, a fé cega, a falta de higiene, a capacidade de convencimento de uma pessoa com mais conhecimento podiam influenciar em decisões coletivas, tanto que o confinamento na aldeia só foi possível por estes motivos. O livro mostra muito mais, há personagens devotos, outros que se aproveitam do medo das pessoas, alguns só querem um direcionamento, há os que desejam perdão dos pecados e a rotina de um vilarejo acometido pela peste vai se desenrolando e sempre com surpresas. Prepare-se porque não há muita alegria e felicidade nesta história, apenas episódios isolados destes sentimentos, mas para quem gosta do estilo é um livro bem interessante e surpreendente.

umanodemilagres

Um Ano de Milagres, de Geraldine Brooks – 330 páginas.

Livraria Fátima

Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo