FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Amor próprio: como construí-lo?

Jéssica Horácio de Souza

Nós investimos tanto tempo em nos descobrirmos uma boa companhia para o outro, né? “O que será que elx gosta?”, “Tenho que aprender a fazer isso porque elx admira quem saber fazer…”, “Vou colocar aquela roupa para agradar elx…” Mas será que dedicamos tempo e esforço em conhecer quem somos, será que paramos para admirar a nossa própria companhia e nos agradar?

Então, você já se perguntou o quanto pode ser prazeroso estar ao lado de alguém como você? Ou será que você somente acessa o seu “melhor” quando está na companhia de alguém? Aqueles assuntos que você gosta de falar, os filmes que te tocam e te fazem escrever a respeito, as musicas que você ouve e canta enquanto cozinha e bebe aquela sua bebida favorita, tudo isso está sendo acessado quando o olhar do outro está ausente?

É muito comum usarmos nossas melhores ferramentas para conquistarmos quem queremos ter por perto, e esquecermos de tirá-las do armário para usarmos quando a solidão se manifesta… É aí então que surgem falas do tipo: “Eu não sei ficar sozinhx”, “Preciso sempre estar acompanhadx”, “Meu maior medo é nunca encontrar alguém para viver comigo”. Ás vezes o indivíduo busca que o outro o ame, que se interesse por ele, o respeite e lhe ofereça tudo aquilo que é positivo para a sua saúde emocional, e este mesmo indivíduo garante para si que quando encontrar este alguém, começará a cuidar de si porque terá uma motivação que corresponderá à manutenção da relação.

Maderonchi
Contape
Credisol
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza

Porém o sofrimento antes desta “conquista” se torna intenso e gera algumas consequências sérias a nível de saúde emocional como o desenvolvimento de carência excessiva, baixa auto estima e mais severamente, o surgimento de um quadro depressivo. Tudo está vinculado a dificuldade de elaborar a dor da solidão.

A solidão somente é dolorosa porque há ausência de afeto por si, caso este afeto existisse, a solidão seria como aqueles momentos em que se está na companhia de alguém agradável, traria a sensação de que “o mundo” poderia parar naquele instante, de que tudo estaria em “ordem”, que não haveria momento melhor para se viver.

A falta de amor próprio está vinculada à dificuldade de aceitar os próprios sentimentos, quando há uma negação sobre eles por algum motivo, o indivíduo passa a valorizar somente aquilo que vem do outro e começa a se distanciar dos prazeres que pode conquistar sozinho ou não. A curto prazo isso reflete em algumas vontades que são negligenciadas, mas a longo prazo essa falta de contato consigo resulta num desamor por si e a tudo aquilo que se refere a si. Compreender as implicações deste comportamento já fornece por si só condições de modificá-lo e de transformar a forma de lidar consigo.

Mas, muito se fala sobre a importância de se amar, de construir o famoso amor próprio, porém é sabido que não há a mesma dedicação no ensino desta arte pessoal. Amor próprio corresponde ao ato de nutrir tudo aquilo que positivamente contribui para o bem estar pessoal, e isto implica consequentemente em se proteger e se poupar das relações e vínculos que ameaçam o respeito para consigo. Se amar significa aceitar as próprias limitações e valorizar as potencialidades e isto somente será possível através do autoconhecimento.

Para isso é válido identificar quem você gosta de ser quando está com alguém que percebe merecer o seu melhor, aquela pessoa que te faz bem, que merece sua empatia e respeito. A partir disso, é importante acessar essa melhor versão para estar consigo, desde que ela seja verdadeira e saudável. Se descobrir também faz parte do processo de amor próprio, e isso se refere a fazer programas que se tem vontade contudo ficam negligenciados pela crença de que sozinhx será “sem graça”. Visualizar o amor por si como uma casa ou um cômodo dela onde você terá que frequentar o resto da sua vida também pode auxiliar nesta busca por “mobílias” que combinam com o seu jeito, com seus valores e princípios.

Então, comece ajeitando o seu quarto ou a sua casa, tirando aquilo que não combina com ela mas que você aceitou porque no momento não tinha nenhuma outra decoração. Retire o que não combina com você e coloque tudo aquilo que possui o seu jeitinho e que representam o seu verdadeiro eu. Sendo assim, tenha uma boa organização.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo