FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Lixo na natureza ocasiona alagamentos e reflete má educação da população de Forquilhinha

Francine Ferreira 2017

DA COMUNIDADE

Má educação!

Lamentável a situação registrada nesta semana em algumas comunidades de Forquilhinha. Com a chuva intensa que caiu na terça e quarta-feira, ficou evidenciado o problema que o município enfrenta por conta da grande quantidade de lixo que é descartada de forma irresponsável, em beiras de valas e rios, nas estradas… Dos casos de alagamento observados pela Defesa Civil, mais de 80% se tratavam do acúmulo de água por conta justamente desse lixo, que entope drenagens e bueiros.

Bairros como a Vila Franca, Cidade Alta e Nova York são exemplos de pontos onde o problema foi registrado. Em um município reconhecido regionalmente pela implantação da coleta seletiva em todas as comunidades, esse tipo de ação, provocada por moradores que são nada menos do que pessoas muito mal-educadas, é de envergonhar todos os cidadãos. Definitivamente, lamentável!

Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Credisol
Contape

Vandalismo (de novo)

Mais uma vez, atos de vandalismo ao patrimônio foram registrados na área central de Forquilhinha. Na Ponte das Origens, destinada ao trânsito de pedestres e ciclistas, floreiras foram depredadas – uma chegou a ser arrancada do suporte de metal e jogada na encosta do Rio Mãe Luzia – e mudas de flores foram furtadas dos vasos em que haviam sido plantadas.

Por não ser o primeiro caso e diante da solicitação da comunidade por mais segurança no local, o Departamento de Turismo da Administração Municipal está avaliando a possibilidade de que seja viabilizada a instalação de uma câmera de segurança na Ponte Gabriel Arns – que fica ao lado, onde passam os veículos – para monitoramento de todo o entorno.

05 10 Vandalismo

Presentes

Faltando pouco tempo para o Dia das Crianças, o fim de semana será de Sábado Mais em Forquilhinha, como uma forma de proporcionar uma oportunidade a mais para quem deseja comprar os presentes. Para a data, já estão sendo distribuídos os cupons aos compradores, para a tradicional promoção mensal da lojas associadas à entidade. No dia 15 de outubro, serão sorteados dois tablets e três bicicletas aos participantes.

É Natal

As entidades de Forquilhinha também já começaram a discutir a programação de fim de ano, principalmente a decoração e ações natalinas a serem realizadas nas últimas semanas do ano. A decoração da Avenida 25 de Julho e do portal de entrada ficarão sob responsabilidade da Câmara de Dirigentes Lojistas e a iluminação da Praça dos Imigrantes Alemães será organizada pela Administração Municipal. Já a tradicional chegada do Papai Noel está programada para o dia 25 de novembro.

Instalando

A Associação Empresarial de Forquilhinha está iniciando a instalação de mais de seis quilômetros de cabos que, em seguida, irão receber as câmeras de videomonitoramento a serem implantadas nos principais pontos de entrada e saída do município. A expectativa é que, com a realização do novo processo licitatório, os aparelhos propriamente ditos cheguem na cidade já nas próximas semanas.

Lembrete!

A CASAN emitiu um alerta nessa semana, lembrando que os moradores dos Bairros Centro, Vila Lourdes, Santa Clara, Santa Isabel, Santa Ana e Clarissas precisam ligar suas respectivas residências na rede coletora do Sistema de Esgotamento Sanitário. Agora que a Estação de Tratamento de Esgoto foi inaugurada, a companhia precisa que os forquilhinhenses passem a utilizar o sistema, para que sejam realizados os ajustes finais, visando a otimização da estrutura instalada.

Técnicos da CASAN permanecem à disposição da população para prestar eventuais orientações e esclarecer dúvidas dos moradores contemplados nessa primeira etapa, que está proporcionando coleta e tratamento para 35% do forquilhinhenses.

A taxa de esgotamento sanitário ainda não foi implantada na conta dos consumidores, mas quando a cobrança for iniciada, mesmo quem não tiver feito a ligação precisará arcar com a nova despesa.

USAR FRANCINE ETEestaçaotratamentoesgotoforquilhinha11

DA POLÍTICA

A hora do voto I

No próximo domingo, 19.133 eleitores, sendo 9.613 mulheres e 9.520 homens, irão às urnas expressar seus votos em Forquilhinha. No comparativo dos últimos quatro anos, de 2014 para 2018, houve um acréscimo de 1.495 pessoas votantes.

Em relação ao grau de instrução, do montante total, mais de 37% possui apenas o ensino fundamental incompleto; 22% tem o ensino médio incompleto; 17% o ensino médio completo; 10% o ensino fundamental completo; 5,5% apenas leem e escrevem; 3,5% possuem o ensino superior completo; 3,2%, o superior incompleto; e 1% são analfabetos.

No âmbito do estado civil, 58,7% dos eleitores são solteiros; 36,5% são casados; 2,4% divorciados; 1,4% viúvos; e 0,9% separados judicialmente. Por fim, em Forquilhinha há também 14 votantes com algum tipo de deficiência e um eleitor com nome social apto a votar.

A hora do voto II

Forquilhinha está na 98º Zona Eleitoral, que abrange também algumas comunidades de Criciúma e Nova Veneza. Ao todo, no município serão 18 locais de votação, com 60 sessões espalhadas pelas escolas e Centros Comunitários dos Bairros Centro, Ouro Negro, Vila Franca, Vila Lourdes, São Jorge, Santa Terezinha, São Pedro, Sanga do Café, Sanga do Engenho, Santa Rosa, Morro Comprido, Pique do Rio Cedro, Cidade Alta, Santa Cruz, Santa Isabel, Santa Líbera, Vila Saturno e Santa Ana.

Vai ter hospital

Foi aprovada pelos vereadores de Forquilhinha a doação, com encargos, de um terreno da Administração Municipal para a Associação de Aposentados, Pensionistas e Idosos de Forquilhinha (AAPIF). A área, que tem pouco mais de dez mil metros quadrados, está localizada nas proximidades da Clínica de Especialidades e será utilizada para a implantação de um hospital filantrópico, com fornecimento de serviço privado e conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS). A partir da assinatura do contrato, a associação terá 12 meses para iniciar as obras e outros 60 meses para concluir a unidade.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo