FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Wagner Fonseca: O vazio da escola

vagner fonseca v2

O aluno levanta e vai apontar o lápis: mero pretexto para olhar pela porta. Há tanta liberdade entre aquela porta e os altos muros da escola. É a liberdade suficiente para nada fazer… melhor do que nada fazer em sala de aula. Tanto espaço livre, pensa o aluno, embora a falta de perspicácia embaralha sua mente quando tenta mensurar o quanto de espaço realmente há.

A matemática não lhe serve agora, sua matemática. Realmente matemática alguma lhe serve ou outra matéria qualquer. Tudo o que interessa naquela hora inteira é aquele espaço vazio. “Vazio”, pensa ele, “vazio tão vazio quanto minha cabeça”.

Ele devaneia enquanto o lápis diminuiu potencialmente sem que ele perceba. Do outro lado a professora resmunga alguma coisa impossível de ser entendida pelos seus ouvidos naquele instante. Aquele curto momento transcende seu motivo de existir. Todo aquele espaço e um muro.

Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Net Lider
Credisol

Que liberdade preguiçosa para perder-se no celular! Pelo menos algum traço de sinal há na escola e qualquer coisa na celular é mais interessante que aquela aula chata.

A professora gesticulada alguma reprovação apontando para a pastinha, aquele artificio de papel que controla o comportamento dos alunos.

A professora ainda acredita no controle da nota, o aluno acredita naquele espaço vazio que o pátio oferece. Ele quase chora e seus pés se movem levando seu corpo. A professora esbraveja e a turma grita. O aluno corre saltitante, alegre, com a liberdade loucamente inflando-lhe o peito.

Todos à porta observam aquele selvagem, aquele bárbaro, aquele pobre menino feliz que surrupia da ordem o pretenso controle que a escola quer lhe impor. Há um frenesi estremecendo o corredor da liberdade e contagia os olhares dos outros alunos.

De um salto ele alcança o cume do muro e vê a vitória brilhar na sua decisão. Ele olha para trás: professores, alunos e direção. Um gesto de dedo único e o troféu da liberdade n’algum palavrão muito bem encaixado ao momento.

Um impulso para outro lado e dois passos corridos para além da calçada. Ouve-se uma buzina, pneus arrastando o asfalto, o barulho de carne sendo jogada para cima.

No chão o sonho da liberdade se espalha em tom rubro pintando uma tela que resume o texto estudado em sala de aula: a escola serve para quê?


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo