FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Wagner Fonseca: Onde está a história?

vagner fonseca v2

Iniciando minhas participações no Forquilhinha Notícias, apresento um texto meu produzido em 2012 que versa sobre a História, algo tão evocado nos dias atuais.

“A história está ali, enterrada ou cerrada atrás de uma porta. Ledo engano. A história está em todo lugar e mesmo assim muitos não a veem.

Debaixo de uma pedra ou mesmo parede de seu quarto, ou parede do velho paiol do nono. Naquela placa da esquina ou nome pichado na parada do ônibus. A história está nos lábios boêmios dos bares da vila e n’alguma foto esquecida numa caixa encima do guarda-roupas.

Credisol
Contape
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider

A história está à espreita, nas entrelinhas sufocadas de uma piada, racista, xenofóbica, machista ou inocente. A história nunca esconde seus dentes.

Sob uma figueira ou parreiral. Um velho lustre ou casa abandonada. A história persiste no velho, no empoeirado, no esmaecido de um botão de rosa amassado entre as folhas de um diário. Ali está a história. Nefasta ou nefanda, sagrada, sarcástica, irônica ou profana. Material, oficial, fragmentada ou abstrata. Mais afiada que o antigo canivete, mais perfumada que o bem guardado enxoval de casamento.

Absurda, como a notícia de um jornal. Violenta como o sangue e marcas de tiros. No galho seco da árvore atingida por raio num temporal.

A história é museu itinerante de um passado sempre presente, indo e voltando assim de repente. A história evoca lágrimas, suspiros, longos suspiros, um ar de graça. Ensejo de boas novas, previsão e ternos presságios de pessoas amadas. Para onde quer que se olhe se vê a história. Moldando-se e remodelando-se. Sempre se construindo, se fazendo e se refazendo sob os olhares de cada ser humano.

Porém, como já percebemos, a história não está distante. Ela está em cada um de nós. Em nossos sonhos e rimas, erros e ousadia. Quando vivemos somos apenas vida. Sem querer, e por assim ser, não vemos a história nos envolver. São fatos cotidianos, nosso jeito de entender o mundo. É nossa forma de pensar e imaginar. E por causa da história, seu jeito de engendrar cada coisa num novo lugar, novos acontecimentos sempre nos levam a renovar.
O que era comum, o que era corriqueiro se torna interessante o bastante para alguém querer historiar.

Gravador na mão, caneta e papel, máquina fotográfica. Da nossa lembrança dá magia à memória. Se embevece com velhos papéis que não damos importância. Fotos antigas, peças enferrujadas e alegria de quem descobriu uma grande aventura. De nossos olhos, de nossa pele, de nossos pensamentos extrai páginas e páginas. Nomes difíceis e pomposos, um ar vitorioso e vivifica uma grande história.

Era ninguém, um fato comum, um dia qualquer. Era história. Encravada no nosso peito, na paisagem diária, no jeito de agir, pensar e sentir. É história. No ato mais comum e mais sagrado de existir.”


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo