Geral

Visita técnica à Bahia aprimora balizamento do Projeto Rota da Baleia Franca

Grupo de Imbituba, Garopaba e Laguna trouxe conhecimentos das boas práticas de turismo da Costa do Descobrimento e na Costa das Baleias.

A elaboração do planejamento do Projeto de Fortalecimento do Turismo de Observação de Baleias no Litoral Catarinense ganha corpo com o conteúdo agregado em ações como a recente missão técnica empresarial à Bahia. O grupo comandado pelo Sebrae realizou o primeiro encontro do processo de avaliação de tudo o que foi visto nos cinco dias em solo e mar nordestino.

As impressões e percepções do grupo serão repassadas aos presentes na reunião geral para validação do Plano de Marketing, prevista para esse mês de novembro, no próximo dia 10. “A missão foi muito positiva. Conseguimos o envolvimento de empresários dos setores de hospedagem, alimentação, receptivos turísticos, guias/condutores e entidades importantes do turismo de SC e BA. Uma rica troca de informações e visitas que permitiram aos nossos participantes identificar potenciais produtos turísticos e idealizar técnicas para o seu desenvolvimento”, aponta a gestora local do Projeto Rota da Baleia Franca, a analista do Sebrae Juliana Baldessar Ghizzo.

Sabor D,Italia
Dengo Produtos de Limpeza
Banana Motos
Maderonchi
Posto Bravo
Contape

A comitiva constituída de empreendedores, secretários de Turismo e profissionais liberais de Imbituba, Garopaba e Laguna, representantes do Sebrae/SC e ICMBio esteve na Costa do Descobrimento e na Costa das Baleias. A região apresenta similitudes com os catarinenses como o trabalho conjunto dos três municípios (Porto Seguro, Caravelas e Prado), além do sol, mar e o ecoturismo como atrações.

“Foram analisados restaurantes temáticos, museus, associações empresariais de turismo, meios de hospedagem e passeios, como o caso da visitação ao Parque Nacional Marinho de Abrolhos e outros atrativos culturais. Esse arquipélago, localizado a 60 quilômetros da costa brasileira, é conhecido internacionalmente como destino de ecoturismo, sendo um dos melhores pontos de mergulho do Atlântico Sul. Ele proporciona a observação de grupos de baleias Jubarte no trajeto de barco”, detalha o consultor do Sebrae/SC, Rafael Freitag.

As paisagens vistas na Bahia encantaram o empresário Jeser Batista, de Imbituba, porém o deslumbre veio acompanhado da sensação de que a natureza também é muito generosa no Litoral Sul catarinense. “Temos tudo aqui. Só falta organizar o ecoturismo regional e sermos fortes com os três municípios juntos. Temos as Baleias Franca, os Botos de Laguna, as aves das lagoas e ainda os atrativos culturais na região”, listou o empreendedor.

A percepção de Jeser foi unânime entre os participantes da missão, conta Juliana. Este entendimento vai ao encontro do objetivo do Sebrae ao promover a atividade. “A visita de Benchmarking é um processo de comparação e visa verificar as organizações, produtos, processos e estratégias. Permite também que os empresários criem referencias para se tornarem mais competitivos”, pontua.

Rota da Baleia Franca

O Projeto de Fortalecimento do Turismo de Observação de Baleias Franca no Litoral Catarinense ocorre em parceria entre o Sebrae, o Governo do Estado e as prefeituras dos três municípios. Estão envolvidas nesta primeira etapa 30 entidades, instituições e redes de cooperação com atuação no turismo dentro dos municípios de Imbituba, Laguna e Garopaba.

Francine Ferreira – João Pedro Alves

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo