FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

VIII Heimatfest: é hora de celebrar!

Francine Ferreira 2017

Apesar da chuva que vem caindo na região nos últimos dias, começou oficialmente ontem, com programação intensa durante todo o dia, e segue até o próximo domingo, a VIII Heimatfest em Forquilhinha. Muito chopp, gastronomia típica alemã e italiana, e inúmeras apresentações artísticas, culturais e musicais esperam os visitantes em todos os dias de festa. Todos convidados para a tradicional Festa das Origens!

Transferido

Por conta da chuva, o Desfile Histórico Cultural, que é um dos principais eventos da Heimatfest, foi transferido da tarde de ontem para a manhã do próximo domingo, a partir das 10h na Avenida 25 de Julho. Em torno de 500 pessoas devem participar de um verdadeiro espetáculo de história e tradição.

Desfile histórico cultural

Net Lider
Contape
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi

Tem saúde também

Durante os dias Heimatfest, sempre das 9h às 17h, a Secretaria de Saúde está oferecendo testes rápidos e atendimentos com clínico geral, enfermeiras, técnicas de enfermagem, dentista, técnico saúde bucal, educador físico, nutricionista e psicólogo. O objetivo é alcançar pessoas que não costumam ir aos postos de saúde para reforçar a prevenção ao câncer de mama, próstata e boca.

Gastronomia variada

Para os mais diversos gostos e públicos, foram organizados vários restaurantes com diferentes tipos gastronômicos, tanto da etnia alemã quanto italiana, e também com pratos e lanches rápidos, na Praça de Alimentação, para quem prefere comidas mais tradicionais.

Na cozinha alemã, sendo ofertada no espaço do Ideal Esporte Clube, entre as opções de pratos estão: batata recheada, guimise, chucrute, salsicha bock, porção de salsicha e cachorro quente alemão. Já do lado italiano, são disponibilizados almoços típicos durante todos os dias e haverá, também, uma Noite da Minestra hoje e uma Noite das Massas amanhã, sempre das 19h às 22h no Salão Paroquial.

Por fim, ainda durante todos os dias, sempre das 11h às 19h na piscina do Ideal Esporte Clube, acontece o “Heimatkaffee”, traduzido como o já consolidado café colonial da Heimatfest, com dezenas de receitas típicas alemãs.

IMG 2998

DA POLÍTICA

Devolvido

Nesta semana, a mesa diretora da Câmara de Vereadores de Forquilhinha decidiu devolver à Administração Municipal o polêmico Projeto de Lei que visava a criação de novos cargos efetivos na prefeitura. No projeto inicial seriam criadas seis vagas, mas as comissões permanentes do Legislativo aprovaram apenas duas. Posteriormente, o PL foi colocado em votação novamente, no que muitos avaliaram como uma manobra política, e as vagas antes rejeitadas foram aprovadas. Com isso, a oposição impetrou um mandado de segurança contra a situação e a Justiça, após análise do caso, anulou a segunda votação e, consequentemente, os quatro últimos cargos aprovados. Nas últimas semanas, o projeto havia novamente retornado à Casa e já estava passando por outra análise das comissões. Surpreendentemente para alguns, surgiu a decisão de retirar, de vez, o assunto da pauta, suspendendo a tramitação e devolvendo o PL ao Executivo.

camara 1

Eu não!

Rapidamente, depois que saíram informações dando conta de que a oposição recorreria, em segunda instância, da decisão da Justiça local que julgou improcedente a Ação de Investigação por abuso de poder político e econômico contra o prefeito e vice eleitos, Dimas Kammer e Félix Hobold, o ex-prefeito Vanderlei Alexandre e a coligação “É do Povo”, o candidato a vice-prefeito derrotado, Rangel Loch, foi enfático em ressaltar: “foi protocolado recurso somente em nome de José Cláudio Gonçalves. Já comuniquei ao advogado que não tenho interesse em recorrer”.

Do Chile

O PDT de Forquilhinha oficializou, durante convenção municipal, o nome do ex-vereador de quatro mandatos, Valcir Matias, o Chile, como novo presidente da sigla no município pelos próximos dois anos. Em torno de 170 pessoas participaram do encontro na sede do Forquilhinha Esporte Clube.

DSC 0735

É oficial

Foi aprovada por unanimidade em segunda votação e agora já passa a valer, oficialmente, a proposta de emenda à lei orgânica que reduz as férias dos vereadores de Forquilhinha. A partir do ano que vem, o recesso no Legislativo será de 30 dias, conforme o projeto de autoria de Juarez de Oliveira. Os vereadores paralisam as atividades durante todo o mês de janeiro, retornando ao trabalho no dia primeiro de fevereiro.

DA COMUNIDADE

Turno único

Depois de alguns meses com trabalhos em período integral na Administração Municipal de Forquilhinha, já retorna na próxima semana, a partir da segunda-feira, o turno único na prefeitura da cidade. Com isso, os atendimentos voltarão a ser realizados das 7h às 13h nas repartições públicas municipais. Os setores da saúde, como CRAS, CREAS, CAPs e unidades básicas, por sua vez, permanecem em horário integral.

Uma chapa

Somente a chapa da atual presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Forquilhinha, Morgana Borges Hoepers, se inscreveu para a eleição do Sinserf, que definirá a diretoria responsável por comandar a categoria pelos próximos quatro anos. Ainda assim, apesar da falta de disputa, para que a chapa seja aprovada será preciso que pelo menos 50% dos servidores participe da votação, que acontece no dia 30 de outubro. A posse do novo mandato acontece no fim de novembro.

Conscientização

Forquilhinha recebe amanhã, por conta do Outubro Rosa, o 4º Seminário para Mulheres, realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Criciúma e região, com intuito de promover o debate sobre a prevenção ao câncer de mama. O encontro acontece na sede do Sintiacr a partir das 15h, com o tema: “Nenhum obstáculo será grande se a sua vontade for maior”. O evento é aberto e gratuito para as trabalhadoras da categoria de demais mulheres da região.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo