FORQUILHINHA Previsão do Tempo
saúde

Vacina contra febre amarela já está disponível em Forquilhinha

febre amarela

Unidade de Saúde Central atende pessoas que irão viajar para estados de risco.

Como todos os anos, já está disponível na Unidade de Saúde Central, em Forquilhinha, a vacina contra a febre amarela, doença que tem preocupado muito as pessoas, por conta do surto que vive o Brasil. Pessoas que irão viajar para estados de risco no país ou exterior devem procurar o local para agendar a imunização, no mínimo dez dias antes da viagem.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Forquilhinha, Gisele Scandolara Bosa, as doses tem suprido a demanda, mas se a procura aumentar, o pedido por mais vacinas será aumentado. “Reforçamos que a vacina é válida por dez anos, e que por isso deve solicitar a imunização quem realmente precisa, quem vai viajar para estados de risco. As pessoas devem olhar a Carteira de Vacinação para saber se estão protegidas, ou não”, explica.

Contape
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Maderonchi

Inicialmente, os sintomas da febre amarela são semelhantes aos de uma gripe (dor de cabeça, no corpo, calafrios, mal-estar, vômito…) mas se não tratado, pode se agravar, e a pessoa infectada começa a ter diarreia, sangramentos, e a pele e olhos ficam amarelados. “Quem precisar fazer a vacina é só procurar a unidade para o agendamento, ou ligar no contato (48) 3463-1122”, completa Gisele.

Para gestantes, idosos e lactantes (crianças até nove meses) não é recomendada a vacinação, a não ser por indicação médica.

Estados de risco

De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, os locais de risco são as regiões de matas e rios das seguintes regiões: todos os Estados da Região Norte e Centro-Oeste, bem como parte da Região Nordeste (Estado do Maranhão, sudoeste do Piauí, oeste e extremo-sul da Bahia), Região Sudeste (Estado de Minas Gerais, oeste de São Paulo e norte do Espírito Santo) e Região Sul (oeste dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).

Viajantes internacionais

Ainda segundo o Ministério da Saúde, o Brasil não exige o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia para entrada no país. Aos viajantes com destino ao Brasil, não vacinados ou vacinados há mais de 10 anos contra febre amarela, recomenda-se vacinação àquelas pessoas com destino às áreas de mata das regiões consideradas de risco.

Aos viajantes com destino a outros países, a exigência do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia seguirá as recomendações da Organização Mundial da Saúde, conforme estabelecido no RSI 2005. Mais informações aqui.

Francine Ferreira

febre amarela 1


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo