FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Comunidade

Unesc entrega diagnóstico da saúde primária de Forquilhinha

IMG 0010

A Asis visa melhorar o atendimento à população do município.

A contribuição da Unesc com o desenvolvimento da região é constante. A proximidade dos municípios com a Universidade, nas mais diversas parcerias, é a prova. Mais uma contribuição pela pesquisa foi coroada nesta segunda-feira (29/11). As equipes da rede de saúde primária de Forquilhinha estão recebendo orientações para qualificar ainda mais os atendimentos.

Os acadêmicos do Programa de Residência Multiprofissional e do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva (PPGCol), sob a coordenação das professoras Lisiane Tuon, Graziela Amboni e Vanessa Iribarrem Miranda, apuraram nos meses de agosto e setembro um diagnóstico da rede de saúde primária analisando três segmentos: área profissional, estrutural e a coordenação dos profissionais de atenção primária. Do levantamento foi elaborada a Análise de Situação de Saúde (Asis).

Contape
Maderonchi
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol

A Asis é uma nota técnica que visa orientar o poder público a realizar mudanças dentro da estrutura da rede de saúde primária, buscando aperfeiçoar o atendimento à população. “Já realizamos a apresentação da Asis e agora fizemos a entrega oficial”, contou Lisiane. Ela mencionou o empenho do prefeito José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, e do secretário de Saúde de Forquilhinha, Diego Melo, no sentido de buscar inovações para a gestão, com o amparo da Unesc. “Sempre muito atentos, eles pediram um raio-x da saúde primária na cidade”, completou.

A entrega do documento foi feita pela reitora Luciane Bisognin Ceretta à secretária-adjunta de Saúde, Carmen Somara. Acompanharam o ato, também, o coordenador da Atenção Primária da Saúde, Bruno Ronchi, e a integrante da equipe técnica da coordenação da Atenção Primária, Sandra Dominguini Darolt.

A reitora lembrou que a Universidade apresenta um ecossistema altamente qualificado em todas as áreas do conhecimento, com destaque para a ciência e a prestação de serviços ofertada pela área da saúde. “A entrega dos resultados de mais uma parceria com o município de Forquilhinha permitirá, ao mesmo tempo, ampliar a tomada de decisões de acordo com as prioridades apresentadas pela população, por meio do método que denominamos Asis. Estamos orgulhosos desta parceria e certos do quanto contribuímos com o município. Agradecemos ao prefeito Neguinho e ao seu vice, Valcir Matias, pela oportunidade do trabalho em conjunto”, avaliou.

Para Sandra Darolt, que auxiliou a equipe da Unesc no levantamento dos dados, a nota técnica analisa a atual situação de saúde do município. “A Asis servirá para a gente ter uma melhor visão do município, como anda a nossa situação de saúde dentro dessa pesquisa. Com o diagnóstico, conseguiremos ver as potencialidades do município, bem como as fragilidades, onde temos que mudar e melhorar a saúde primária. Já estamos alterando alguns procedimentos e vamos fazer um trabalho, dentro do que foi nos apresentado, nas unidades de saúde e em todo o contexto da atenção primária. Também já está programado, para dentro de um ano, fazermos um balanço das mudanças realizadas e ver as melhorias alcançadas”, relatou.

Rede de saúde primária

A saúde primária é a porta de entrada do paciente na atenção básica e é através do Programa da Saúde da Família (PSF) que o paciente é encaminhado para as especialidades. Fazem parte da equipe básica de atenção primária no PSF um médico clínico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e agentes comunitárias, além dos profissionais da saúde bucal.

Atualmente, Forquilhinha conta com nove unidades de saúde, e mais uma será inaugurada em dezembro para atender seus quase 30 mil habitantes.

Redação – Assessoria de Imprensa Unesc


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo