FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Coronavírus

Em uma semana, Forquilhinha registra a mesma quantidade de casos de Covid-19 de todo o mês de maio

Corona Covid 19

Aumento no número de confirmações está ligado à falta de respeito das pessoas em relação às medidas de distanciamento social.

Do dia 16 a 23 de junho – em apenas uma semana -, Forquilhinha somou 24 novos casos de Covid-19. Essa quantidade é a mesma que foi registrada em todo o mês de maio, o que aumenta a preocupação das autoridades de saúde do município, tendo em vista que os critérios para a realização dos testes permanecem os mesmos.

Conforme a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica de Forquilhinha, Gisele Scandolara Bosa, o aumento do número de pessoas com o novo coronavírus na cidade vem assustando até mesmo os profissionais que lidam com a situação diariamente. “Isso porque o número de atendimentos está equiparado ao mês de maio, ou seja, continuamos testando da mesma forma e o que temos encontrado são mais pessoas estão positivando para a Covid-19”, explica.

Net Lider
Contape
Credisol
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza

E o aumento do contágio, segundo avalia Gisele, se dá porque os forquilhinhenses não tem levado a sério as orientações para o período da pandemia. Nos primeiros 23 dias de junho, um total de 36 casos da doença foram confirmados na cidade.

“A gente já está cansado de falar, mas as pessoas seguem não respeitando o distanciamento social e o uso de máscara. Apesar de ser proibido, também continuam realizando aglomerações de forma ilícita, com encontros em casa, e até mesmo viajando. Quantas pessoas tem ido passar o fim de semana na serra catarinense ou em Gramado? Com isso, muitas acabam se contaminando, se tornam assintomáticos, e contaminando os outros sem saber”, argumenta.

A preocupação com o aumento de infecções do trato respiratório no inverno se mostrou positiva antes mesmo do início da estação mais fria do ano. “O inverno começou no último domingo, dia 21, mas uma semana antes já registramos o pico de casos em Forquilhinha”, acrescenta a enfermeira.

Conforme o último boletim divulgado nesta terça-feira, 23, pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, Forquilhinha totaliza 62 casos confirmados de Covid-19, sendo 35 recuperados, 26 em tratamento e um óbito. Também há três suspeitos e 358 casos foram descartados.

Restrições podem voltar

O alerta quanto ao aumento expressivo no número de casos confirmados em Forquilhinha vem em um momento de cautela, quando é preciso redobrar a atenção em relação ao vírus, para que não seja necessário retomar as medidas mais drásticas de isolamento social, como o fechamento do comércio e de prestadores de serviços.

“Ainda temos muitos dias pela frente. No início da semana, por conta do aumento dos números, Florianópolis voltou a restringir atividades que já haviam voltado a funcionar. E na nossa região, já percebemos que está tendo um aumento na taxa de ocupação nos leitos de UTI dos hospitais, ou seja, o possível colapso no sistema de saúde é uma realidade muito preocupante”, reforça Gisele.

Infectados que não respeitam o isolamento social

Segundo a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, um problema que vem sendo enfrentado constantemente em Forquilhinha é em relação às pessoas que tiveram a confirmação de estarem infectadas com a Covid-19.

“Para esses pacientes, orientamos sempre que façam o isolamento social, só que isso tem dado bastante problema. A gente solicita que fiquem em casa, mas muitos não levam a sério. E é impressindível manter esse isolamento por 14 dias a partir da data dos sintomas, junto com os familiares, para evitar a transmissão, mesmo que estejam assintomaticos ou que tenham feito o teste e tenha dado negativo”, finaliza.

Francine Ferreira


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo