FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

“As Últimas Testemunhas”: depoimentos de crianças que viveram a Segunda Guerra Mundial

fabricia de pelegrini 2017

As Últimas Testemunhas é um livro que reúne depoimentos de pessoas da antiga União Soviética que viveram a Segunda Guerra Mundial quando eram crianças e adolescentes. A jornalista e escritora Svetlana Aleksiévitch entrevistou centenas destes sobreviventes e em forma de depoimentos fez uma obra cheia de traumas, lembranças de sofrimento, perdas e muito mais. São depoimentos que mostram, em muitos casos, a inocência destas pessoas quando a guerra começou e como viveram esse período difícil.

Na leitura deste livro se confirma muito do que já se sabe sobre a guerra, mas o mais triste é que foi vivida e vista por crianças e o que falam é o que sobrou em suas memórias e seus corações. Em alguns relatos está presente o orgulho de estar em guerra, a crença da vitória, de serem imbatíveis. Em outros relatos a dor da perda da mãe, de familiares, a saudade e a espera dos pais é o que se destaca. E infelizmente a fome, a morte, o sangue, o frio, os assassinatos foram uma constante neste período para estes meninos, meninas e adolescentes.

Comer capim, caminhar, viver em orfanatos, não ter família, não ter casa, não ter conhecidos, tudo está relatado. É um livro que mostra as vozes das vítimas, não é exatamente uma obra sobre a guerra, mas sobre os sentimentos destas pessoas na guerra.

Contape
Net Lider
Credisol
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza

Cada personagem real de As Últimas Testemunhas mostra a guerra sobre seu contexto, seus sentimentos na época; foi tudo um horror, mas era a vida delas e às vezes poderia ter algo de bom nem que fosse por minutos. A autora não se preocupou em fazer um texto sequencial e sem cortes, ela deixou a narrativa em sua forma bruta, com frases inacabadas, com assuntos misturados, deixa os leitores sentirem o que cada narrador conseguiu tirar de dentro de si em palavras.

asultimastestemunhas

As Últimas Testemunhas, de Svetlana Aleksiévitch – 272 páginas.

Livraria Fátima

Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo