FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Educação

“Turminha da Prô Grazi”: os bons frutos que alfabetizam em tempos de quarentena

Grazi

Da E.E.B. Waldemar Casadrande, no Bairro Ouro Negro, o exemplo de esforço e dedicação de uma professora, que engajada com as famílias, tem conseguido educar seus alunos, mesmo à distância.

Em meio a tantas incertezas ocasionadas pela pandemia de um vírus desconhecido em pleno 2020, como fazer com que nossas crianças aprendam? Sem a rotina diária de ir para a escola, receber os ensinamentos escritos no quadro e ter o compromisso com a tarefa para o dia seguinte? Assim como todos, o meio escolar também precisou se reinventar, buscando formas diferenciadas de chamar a atenção dos alunos, que em sua maioria não estavam acostumados ao ensino totalmente virtual.

No início de 2020, os estudantes do 1º ano A da Escola de Educação Básica Waldemar Casagrande, no Bairro Ouro Negro, em Forquilhinha, estavam começando uma jornada de alfabetização e letramento, quando as aulas foram suspensas e a quarentena precisou ser instalada.

Contape
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Maderonchi

Justamente por isso e pensando em aproveitar todo o tempo possível para fazer com que seus alunos trilhassem os primeiros passos no aprendizado da leitura e escrita, a professora Graziela Peruch Rosso criou um projeto muito bacana, entitulado: “Turminha da Prô: Alfabetizando na Quarentena”.

Desde então, 28 famílias participam das atividades, que vão muito além das aulas obrigatórias no meio online e incluem, ainda, ensinamentos para a vida em sociedade, como a preservação do meio ambiente. “Estava preocupada com o fechamento das escolas e a perda da rotina educacional por parte das crianças. Por isso, encaminhei tarefas e orientações para os pais, buscando implementar na família o hábito de estudar ao menos 15 minutos diários com os pequenos”, conta a professora.

Além das atividades impressas, a educadora organizou um grupo de WhatsApp no qual, de segunda-feira à sábado, posta atividades, conversa com as crianças por videoconferência e presta atendimento às famílias, tudo seguindo o planejamento realizado para a sala de aula e incluindo o preenchimento diário do calendário. “Nesse mesmo período, iniciei as visitas domiciliares para entregar materiais didáticos e conhecer a realidade das famílias”, completa.

Quando as as aulas obrigatórias no meio virtual foram implantadas pela Secretaria de Educação de Forquilhinha, com objetivo de dar continuidade ao aprendizado das crianças, a professora elaborou um kit pedagógico para cada criança, com alfabeto móvel, silabário, jogo da memória, entre outras atividades, e entregou pessoalmente na residência de cada família, juntamente com orientações para o uso da plataforma online de estudos.

“Os pequenos que demonstravam dificuldades de aprendizagem passaram a receber semanalmente atividades impressas (adaptadas ou não), para facilitar o processo para as famílias e o acompanhamento dos conteúdos, e um material de suporte (cartilha de tarefas e jogos), para que pudessem reforçar o aprendizado. As crianças recebem ‘estrelinhas’, semanalmente, ao encerrarem todas as atividades, e as famílias, do mesmo modo, recebem certificados a cada meta semanal cumprida. E para finalizar, a cada 20 ou 25 dias, os pequenos são avaliados por videoconferência. É sempre um momento maravilhoso, em que avaliamos a escrita, leitura, compreensão e reconhecimento de conteúdos.”, explica a educadora.

Frutos positivos

Com tamanho esforço, os resultados vieram. No início do projeto, 90% das crianças estavam no primeiro e segundo níveis de alfabetização (pré-silábico e silábico) e, atualmente, a turminha conta com aproximadamente dois terços das crianças já escrevendo e lendo algumas palavras, frases e pequenos textos.

“Do mesmo modo, evoluíram no quesito ‘alfabetização matemática’, já realizando a contagem de numerais entre 30 e 50 e a soma e a subtração com até dois dígitos. Nos componentes curriculares geografia, história e ciências, o aprendizado da turminha se encontra entre 90 e 100% dos conteúdos trabalhados”, ressalta Graziela.

As crianças com alguma dificuldade também seguem evoluindo, cada uma em seu ritmo individual. “É um trabalho envolvente, que conta com a participação e o empenho das famílias, que são verdadeiras protagonistas do processo educacional e que, nesse momento social tão delicado, merecem destaque, valorização e admiração”, reconhece a professora.

O reconhecimento vem de casa

Com a segurança de manterem os filhos em casa, protegidos em meio à uma pandemia e, ainda assim, obtendo o aprendizado esperado para a idade, os pais dos alunos que integram a Turminha da Prô reconhecem o empenho da professora para com seus alunos.

Daiane Junkes Rocha é mãe da Nicole, de 6 anos, e garante que a iniciativa é muito especial. “Nas primeiras semanas a minha filha não sabia nem o alfabeto completo e hoje, ela escreve até o seu próprio nome sozinha. Tudo isso com nosso apoio, muita paciência e com ajuda da professora Grazi”, afirma.

Para Karina Pazini Utenski, que é mãe da Letícia, também com 6 anos, a dedicação e empenho da educadora faz com que toda a família incentive a pequena a estudar. “Não é fácil, mas estamos conseguindo fazer com que ela aprenda tudo o que está sendo passado pela professora, que além das tarefas online, sempre lança um desafio para as crianças durante a semana. A Letícia avançou bastante na alfabetização desde o início das aulas online, já consegue ler bastante e escreve muitas palavrinhas sozinha”, conta.

Há no grupo, ainda, mães que também atuam como professoras, entendem os desafios do ensinar e, muito por isso, reconhecem ainda mais o esforço da Prô Grazi. Como no caso da Anita Cardoso Machado, mãe do Afonso Machado Tiscoski, de 6 anos.

“Enquanto mãe e professora, acredito que para que o processo ensino-aprendizagem de fato transcorra com qualidade, é imprescindível o engajamento de ambas as partes (escola e família), independentemente de aulas presenciais ou à distância. Agora com a pandemia e então a quarentena, percebe-se ainda mais a importância dessa relação. É um momento de adaptação e desafio para todos e, por isso, parabenizo a professora Graziela, por todo o seu empenho e dedicação ao motivar e alfabetizar seus alunos, também os ensinando, por meio de seus projetos, a serem pensantes, cidadãos conscientes e críticos”, reforça.

Ainda que no início, muitos pais tenham ficado preocupados com a alfabetização de seus filhos ocorrendo de forma não presencial, no decorrer das semanas, o resultado positivo da Turminha da Prô engajou a todos. Como no caso da Juliana Evaldt Cardoso, que é mãe do Adriano Cardoso do Nascimento, de 7 anos.

“Gratidão é a palavra que resume, porque no decorrer das atividades fui vendo o quanto a professora Grazi é dedicada e como ela ama o que faz. Os conteúdos que ela disponibiliza para as crianças são ótimos e ainda tem o grupo onde ela posta as fotos. Mostro sempre para o meu filho e ele fica super feliz e envolvido nas atividades”, finaliza.

Francine Ferreira


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo