Óticas Carol 2
Óticas Carol
Sulcatel
Colunistas

“Todo o Tempo do Mundo”

Odonto Excellence

Vitor e Amanda se beijaram na festa de formatura, quando tinham 14 anos. Vitor ficou tão feliz que voltou ao passado para viver tudo novamente, só que antes de ir embora ela deu uma notícia desanimadora para ele que ficou tão triste a ponto de se deslocar para o futuro. Tudo isso em apenas uma noite. Essa é uma parte marcante na vida dos dois e é a narrativa desta festa que começa o livro Todo o Tempo do Mundo, do brasileiro Maurício Gomyde.

Sim, Vitor viaja no tempo. Algumas viagens duram segundos, outras minutos ou horas e em raras ocasiões duraram dias. É um segredo que dá para contar nos dedos de uma mão quantas pessoas sabem, porque é muito maluco, então ele decide se isolar e evitar a felicidade e a tristeza. Vai vivendo uma vida tranquila, sem envolvimentos emocionais no interior do Rio Grande do Sul onde é produtor de espumantes e isso é possível por muito tempo, até quando recebe um convite para reencontrar os alunos daquela turma, quando aconteceu aquele beijo, só que ele não imaginava que sua vida daria uma reviravolta ao rever Amanda.

E Amanda, que mora em Buenos Aires e trabalha em uma livraria, também tem uma trajetória difícil nestes 20 anos e quando recebe o convite para o encontro da turma ela decide enfrentar o marido, ir para a festa e apesar de não querer admitir tem esperança de reencontrar Vitor. O que ela não sabia é que sua vida se tornaria ainda mais difícil e ela tem que ser forte para superar o sofrimento e recaídas.

Thiago Auto Lavação
ES Academia
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera
Ciranda Papelaria
Cia da Saúde

O livro é narrado pelos dois protagonistas. Vitor conta como suas viagens no tempo acontecem, quando está muito feliz ele vai para o passado e revive tudo novamente só que ninguém percebe, mas quando está absurdamente triste e vai para o futuro é complicado, porque para ele é só fechar os olhos e aparecer em algum lugar e isso é problema porque pode aparecer do nada na frente de alguém ou ficar muito tempo sem ser encontrado.

Os dois, depois destes 20 anos, tentam ficar juntos, só que nada parece estar ajudando. Enquanto desencontros e mal-entendidos acontecem, Amanda e Vitor vão seguindo em frente da melhor forma que podem e Vitor perde o controle de seus sentimentos, resultando em viagens que intercalam em felicidade e sofrimento, ou seja, passado e futuro. Será que um dia isso vai terminar?

Será que Vitor conseguirá ter uma vida normal? Parece difícil porque a vida está sempre surpreendendo positivamente e negativamente e seu equilíbrio conquistado neste tempo de calmaria simplesmente fugiu de seu controle. E Amanda, desde que perdeu os pais, não conseguiu se restabelecer emocionalmente, será que esse reencontro vai piorar tudo? Ou melhorar?

O autor Maurício Gomyde me encantou com este romance despretensioso e a sua versão de viagens no tempo. E o final? Me surpreendeu porque o escritor conseguiu colocar um elemento surpresa que enriqueceu toda a narrativa.

Todo o Tempo do Mundo, de Maurício Gomyde – 350 páginas

Livraria Fátima
Brasil Tropical

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Anuncie FN 2017
Dengo Produtos de Limpeza
Spilere Serralheria G
Marka final pauta
Coopera Rodapé
Topo