FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Economia

SC tem crescimento do PIB acima da média nacional

emprego

A economia em Santa Catarina, ao longo de 2017, passou a retrair cada vez menos e já registra variação positiva. Depois de dois anos de forte recessão, e crescendo abaixo do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, a economia estadual inverte essa trajetória e passa a crescer significativamente acima da média brasileira.

Com base nos indicadores da atividade econômica de SC que embasaram essa estimativa do PIB estadual, se observou um crescimento de 1,75% nos últimos 12 meses até setembro. O Banco Central do Brasil (BCB) estimou para o Estado, nesse mesmo período, um crescimento de 1,68%, sendo que no acumulado do ano, estima crescimento de 3,14%. A economia brasileira, segundo os dados do PIB trimestral do Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE), retraiu 0,2% no mesmo período.

Nesse período, Santa Catarina registrou um crescimento em setores e atividades produtivas onde se destacou a agricultura, a indústria da transformação, principalmente a de alimentos, vestuário, máquinas e equipamentos, papel e celulose, metalurgia e veículos. A indústria têxtil vem crescendo, embora tenha reduzido o ritmo ao longo desse ano. No setor de serviços o destaque é o crescimento do comércio, da administração pública, dos serviços prestados às famílias, dos serviços de alojamento e alimentação e das atividades imobiliárias.

Contape
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Credisol

De acordo com o assessor econômico da Diretoria de Orçamento da Secretaria de Estado da Fazenda, o economista Paulo Zoldan, um dos fatores está no menor nível de desemprego do país, no extraordinário aumento da produção agrícola, das exportações e no menor endividamento.

“Temos a menor taxa de desemprego do país associado ao fato de termos um dos maiores crescimento de novos postos de trabalho. O rendimento médio do trabalhador catarinense também é maior que o do nacional. Outro fator foi o excelente desempenho da agricultura que dinamizou a economia de uma grande parcela dos municípios catarinenses, que tem no agronegócio sua principal atividade econômica. Isso gerou um efeito positivo em toda a cadeia produtiva desde a produção de insumos, a industrialização de alimentos, transportes, serviços, exportações e importações entre outros. Também os catarinenses estão menos endividados e com menos dívidas em atraso que a média das famílias brasileiras. Tudo isso, gerou um efeito positivo também no comércio, que foi o que mais cresceu no pais”, argumenta.

Francine Ferreira – Rafael Vieira de Araújo 


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo