FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Agricultura

Tecnologias Novas Tornam a Agricultura Mais Sustentável

Nota Fiscal

A agricultura sustentável é o futuro da indústria alimentícia, e a tecnologia tem um papel importante na promoção da sustentabilidade

Structure:

  1. A agricultura sustentável

1.1.Visão geral do papel da tecnologia na agricultura sustentável, a história de algumas práticas sustentáveis.

Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Credisol
Contape

A agricultura, como prática global, consome os recursos mais rapidamente do que eles podem ser renovados. Este tem sido, e ainda é, um tema de debate há décadas.  Mas a tecnologia é a base para uma agricultura sustentável.

O conceito de “agricultura científica” foi mencionado pela primeira vez na década de 1840 por publicações de Liebig e Johnston, que discutiram o papel da química na agricultura. Além disso, as instituições científicas na Europa e América expandiram o uso das ciências biológicas e químicas na agricultura, dando origem às tecnologias novas e abordagens. Essas primeiras aplicações da tecnologia aumentaram a produção de alimentos em termos reais e reduziram o número de pessoas empregadas na produção e processamento de alimentos. O que permitiu a diversificação da sociedade para resolver problemas sociais e melhorar a qualidade de vida.

Não podemos negar o papel que as tecnologias biológicas e químicas têm desempenhado e continuarão a desempenhar no desenvolvimento futuro da agricultura. Mas o mau uso de tecnologias químicas e biológicas pode levar a consequências negativas para o ecossistema e comprometer a viabilidade do empreendimento. A principal questão do desenvolvimento sustentável é a conservação de recursos não renováveis.

Os cientistas argumentavam que a produção de alimentos através de métodos agrícolas de alto rendimento poderia atender às necessidades nutricionais da população mundial, já em 1995. Um pouco mais tarde, em 1999, foi sugerido que um equilíbrio poderia ser alcançado através do planejamento do uso do solo. Analisando quais áreas de terra eram adequadas para a agricultura de alto rendimento, mantendo ao mesmo tempo terras marginais ou pobres para atividades não-agrícolas ou preservação do habitat da vida selvagem. Se as vantagens tecnológicas de altos rendimentos não fossem exploradas, a área de produção mundial, que agora é aproximadamente do tamanho da América do Sul, precisaria ser do tamanho da América Latina e da América do Norte.

A noção básica de sustentabilidade é a estabilidade sob um determinado conjunto de fatores ambientais e econômicos que só podem ser administrados num determinado pedaço de terra. Na verdade, a agricultura pode conservar recursos não renováveis dentro de uma empresa agrícola,e é uma excelente prática.

1.2. Papel do sensor de umidade do solo na agricultura

Uma saturação suficiente e correta do solo com umidade é vital para o desenvolvimento das plantas. Manter este nível é, portanto, uma tarefa primordial para os cultivadores. A falta de irrigação leva ao definhamento, pois as plantas gastam toda sua energia para absorver uma pequena quantidade de água por suas raízes. Assim, eles perdem energia para amadurecer e produzir uma boa colheita. A irrigação adequada ajuda as plantas a sobreviver a tais tensões, permanecendo saudáveis e alcançando o desenvolvimento pleno. A irrigação excessiva, por outro lado, causa o apodrecimento das raízes e corta o suprimento de oxigênio, resultando na morte da planta.

Portanto, as tecnologias agrícolas mencionadas acima contribuem para uma abordagem inteligente e conhecedora do desenvolvimento e cultivo de plantas e cultivos em sua parcela. É por isso que os sensores de umidade do solo para a agricultura são ferramentas agrícolas indispensáveis. Como funciona o sensor de umidade do solo?

Eles são extremamente úteis para determinar os níveis de água, facilitando muito os esforços dos agricultores e reduzindo os custos. Eles também permitem um planejamento mais eficiente da irrigação, aumentando ou diminuindo a frequência e intensidade das irrigações. Isto evita que substâncias valiosas e ricas em nutrientes sejam lavadas.

  1. A agricultura inteligente é a chave para uma agricultura sustentável

Um conceito agrícola moderno que considera o uso da tecnologia para melhorar a produção agrícola é a agricultura inteligente. Também pode reduzir significativamente os custos. Este tipo de agricultura é baseado em informações. Para alcançar um melhor resultado na produção, esta abordagem aplica medidas que têm um caráter econômico e ambiental.

Os princípios da agricultura inteligente são os mesmos da agricultura de precisão. Ela utiliza a navegação por GPS ao aplicar medidas específicas do local. Mas a agricultura de precisão se concentra principalmente na introdução de tecnologia agrícola e outros dispositivos. Introdução de combinadas automáticas, tratores e outras máquinas agrícolas. E a agricultura inteligente segue uma abordagem mais holística e inteligente, onde a ênfase não é apenas na precisão espacial. A agricultura inteligente decide quanto fertilizante é necessário, quando aplicá-lo e uma área específica para aplicá-lo. Ela considera quais recursos são necessários para proteger as plantas e tudo o que vai com ela.

A agricultura inteligente contribui para uma agricultura sustentável e econômica. Ele o faz através da combinação de satélites de navegação e dados de observação da Terra, facilitando aos agricultores a tomada de decisões argumentadas na agricultura. Eles usam sensores para ajudar a tomar decisões sobre a alocação de certos recursos para melhorar os resultados ambientais e econômicos. Atualmente, os agricultores estão usando drones, geolocadores e sensores para melhorar suas práticas agrícolas. Com a ajuda de tecnologia inteligente, eles aprendem a fertilidade de suas terras agrícolas.

Ao analisar e comparar imagens de satélite, eles determinam o potencial de rendimento de suas terras. Como exemplo, a empresa EOS tem uma aplicação rica em recursos chamada Monitoramento de Cultivos. Esta aplicação é projetada especificamente para agricultores e agrônomos. A aplicação extrai a análise dos dados de satélite. Estes dados são coletados num único gráfico, fornecendo informações sobre o crescimento das culturas, índices pluviométricos e de vegetação. O agricultor pode obter uma análise completa de seu terreno num mesmo lugar.

A agricultura inteligente oferece muitas oportunidades para reduzir o impacto sobre o meio ambiente. O uso, ou uso mínimo, de pesticidas e fertilizantes, pode ajudar a combater a lixiviação e a liberação de gases nocivos ao efeito estufa no meio ambiente. A tecnologia aperfeiçoada está tornando possível a criar de uma rede de sensores para agricultores. A partir deles, os agricultores poderão ver as condições do solo, dos animais e das plantas e adequar essas informações às necessidades de produção de insumos, tais como preparações, fertilizantes e água.

O uso de técnicas agrícolas inteligentes dará mais rentabilidade na agricultura. Ela reduzirá a entrada de recursos, o que afetará a economia de mão-de-obra. Tal tecnologia moderna ajudará a prever as condições climáticas específicas do local  específico, mapeando a probabilidade de desastres, doenças, colheitas e muito mais.

A tecnologia da informação é um passo adiante para a adoção e implementação da agricultura inteligente. O que falta hoje aos agricultores é conhecimento e compreensão de como o conceito funciona.A agricultura inteligente tem um excelente potencial para tornar a agricultura lucrativa, sustentável e, o mais importante, ajudará a reduzir o consumo de recursos e os custos.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo