FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Economia

TCE recomenda aprovação das contas de 2015 do Governo do Estado

tce

Em sessão de quase seis horas de duração, presidida pelo conselheiro Luiz Roberto Herbst, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) recomendou, nesta quinta-feira, 2, a aprovação das contas de 2015 do Governo do Estado. Em votação unânime, os conselheiros aprovaram ainda 14 ressalvas e 19 recomendações ao Poder Executivo. Nesta sexta-feira, 3, o parecer foi encaminhado à Assembleia Legislativa, a quem compete o julgamento político-administrativo.

“Eu não quero aqui ignorar a gravidade do que passou, mas quero pedir a todos: vamos olhar para o que virá. Hoje, temos vinculações que totalizam 123% da arrecadação, o que nos obriga a escolher o que não vai ser pago. Essa é a crise. E é muito grave”, disse o secretário da Fazenda Antonio Gavazzoni, que representou o governador Raimundo Colombo no TCE.

O relator Wilson Van-Dall abriu a sessão destacando a atual crise econômica vivida pelos estados e que agora também é sentida em Santa Catarina. Durante a leitura do parecer de 93 páginas, pontuou os indicadores positivos e o empenho da atual gestão em manter os serviços básicos aos catarinenses, com destaque para a Previdência Social, a Educação, a Saúde e a Segurança Pública. “Esse é o momento de nos darmos as mãos: muitas vezes é fácil estar aqui monitorando, olhando os números, sem pensar em quem está do outro lado do balcão”, disse o relator.

Credisol
Maderonchi
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Contape

Quanto aos gastos com Educação, o relator reiterou a recomendação de não incluir os inativos no cálculo do percentual mínimo de 25%. Atualmente, quase metade da folha da educação é de aposentados. Desde 2007, o Estado tem trabalhado para reduzir esse percentual. “Estamos diminuindo a cada ano 5% as despesas com inativos para alcance do mínimo de 25%. Até 2015, conseguimos retirar 45% da folha dos inativos do magistério dessas despesas”, defendeu Gavazzoni.

O secretário abriu sua participação fazendo um breve resumo do atual cenário econômico, com destaque para a queda na arrecadação dos estados e o impacto nos serviços essenciais mantidos ppor eles. Em um vídeo de três minutos, ressaltou a dura realidade de governos como o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro, que têm dificuldades para manter o salário do funcionalismo público em dia e recorreram ao aumento de impostos no último ano para tentar reequilibrar as contas.

O secretário disse aos conselheiros que o Brasil enfrenta hoje o cenário mais difícil e caótico dos últimos cem anos. Santa Catarina, mesmo tendo um desempenho melhor que outros estados frente à crise, também sente o impacto da alta da inflação, retrocesso do PIB e queda da arrecadação. “Os números mostram que a economia de 2016 tem o mesmo tamanho da economia de 2011: temos de ter competência para passar pela crise sem onerar a sociedade com o aumento de impostos, sem atrasar salário e aposentadorias e garantindo a manutenção dos serviços básicos à população catarinense”, afirmou Gavazzoni.

Francine Ferreira – Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina
Foto: Cléia Schmitz


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo