FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Tarifa por esgotamento sanitário não deve ter valor reduzido pela Casan

Francine Ferreira 2017

DA COMUNIDADE

Não reduz

Apesar das horas de debate na noite de ontem, durante uma audiência pública na Câmara de Vereadores, não deve mudar o valor a ser cobrado pela Casan, pelo futuro tratamento de esgoto em algumas comunidades de Forquilhinha. A tarifa será de 100% em cima do valor que, atualmente, é cobrado pelo abastecimento de água. Conforme o gerente comercial da Casan em Santa Catarina, Valério César Gonzaga de Campos, que esteve na audiência ontem conversando com os moradores, esse valor é estabelecido pela Casan e já tabelado, inclusive sendo utilizado por todas as outras cidades atendidas pela Companhia.

Além disso, o gerente ainda ressalta que todo o trabalho da Casan é realizado com base na Lei nº 11.445, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico, e que tudo ainda passa pela fiscalização de uma agência reguladora definida pela Administração Municipal.

A operacionalização definitiva do Sistema de Esgotamento Sanitário está prevista para os meses de junho ou julho. Nessa primeira etapa, são contemplados com o benefício os moradores dos bairros Centro, Vila Lourdes, Santa Clara, Santa Isabel, Santa Ana e Clarissas.

Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Contape
Credisol
Net Lider
20 04 Audiência Pública

Foto: Eliane Gonçalves

Reajuste aprovado

Os servidores públicos municipais de Forquilhinha aceitaram a proposta de reajuste salarial para a classe, oferecida pela Administração Municipal e debatida nessa semana em assembleia da categoria. Os professores terão aumento de 6,81%, por conta do repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Já os demais servidores ganharão reajuste de 1,81% da inflação e mais 0,69% de ganho real.

Conforme a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Forquilhinha, Morgana Borges Hoepers, houve a definição, ainda, de que haverá uma segunda negociação no próximo dia 1º de outubro, para que um novo reajuste seja debatido de acordo com o aumento da arrecadação do município. Além disso, o Plano de Carreira dos servidores começará a ser discutido no início do próximo mês.

Vai a júri?

Depois de devidamente realizada, nessa semana, a audiência de instrução e julgamento da ação penal que julga uma dentista e ré confessa de Forquilhinha pelo homicídio de Valcionir da Rosa, o caso aguarda por uma determinação da juíza Luciana Lampert Malgarin, que deve ser proferida em aproximadamente 30 dias, definindo se o caso será levado à júri popular.

A dentista é acusada de homicídio qualificado por motivo fútil e ocultação de cadáver, e seu pai apenas pela ocultação de cadáver, por ter ajudado a esconder o corpo. Já o advogado da dentista mantém a alegação de legítima defesa, afirmando que a acusada vinha sendo agredida por Valcionir e acabou o esfaqueando para se defender, durante uma briga.

Café colonial

O Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Immerfroh realiza no próximo domingo mais um Café Colonial em Forquilhinha. A terceira edição do evento, que já está se tornando tradicional no calendário do município, terá mais de 40 pratos diferenciados para quem decidir prestigiar, a partir das 15h no Restaurante Garten Haus. Os ingressos são limitados e estão sendo comercializados pelos integrantes do Immerfroh. Todo o valor arrecadado será destinado à manutenção do grupo, principalmente para aquisição de novos trajes, cuja compra demanda de altos valores.

20 04 Café Colonial

Foto: Rafael Arns Back

Partiu celebrar!

Forquilhinha celebra 29 anos de emancipação político administrativa na próxima quinta-feira, dia 26 de abril, com uma extensa programação festiva durante toda a semana. O 5º Seminário Nacional de Políticas Públicas para a Primeira Infância acontece durante a terça e quarta-feira, com destaque para o lançamento da biografia de Zilda Arns, de autoria do jornalista Ernesto Rodrigues.

Já na quinta-feira, dia do aniversário, a programação começa logo cedo e segue por todo o dia, com feira de adoção de animais, brinquedoteca, passeio ciclístico, almoço especial, corte do bolo, apresentações culturais e um show de talentos.

Por fim, na sexta-feira da próxima semana acontece um Jantar Dançante organizado pela Secretaria de Agricultura em comemoração aos bons resultados da colheita, a partir das 19h30min no Centro de Múltiplo Uso do Bairro Santa Isabel; e no sábado seguinte, o 143º Leitão na Piscina do Ideal Esporte Clube, começando às 20h30min.

20 04 Forquilhinha

Conferência

Com objetivo de debater e avaliar a implementação do Plano Municipal de Educação, bem como seus avanços e desafios no que diz respeito às políticas públicas, acontece em Forquilhinha na tarde de hoje a Conferência Intermunicipal de Educação. O evento inicia às 13h no auditório da Casa Mãe Helena, ao lado da Praça dos Imigrantes Alemães, na área central do município.

Esta será a primeira etapa da conferência, cujo segundo encontro acontecerá na próxima segunda-feira, também a partir das 13h, mas na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) e com a participação de todos os municípios da região carbonífera.

Hora de competir

Com o início das escolinhas de vôlei feminino de Forquilhinha, começam a retornar, também, as competições estaduais das quais as atletas da cidade participam. Amanhã, por exemplo, a equipe da categoria infantil, com meninas de até 16 anos, estreará na Liga Voleibol de Santa Catarina. Oito equipes participarão da 1ª etapa e foram divididas em duas chaves. Na de Forquilhinha, as partidas acontecerão em Braço do Norte e as jogadoras enfrentarão, além da equipe da casa, os times de Orleans e Morro da Fumaça.

DA POLÍTICA

Homenagem

Diante do aniversário de 50 anos da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), o vereador Juliano Arns protocolará, na sessão da próxima segunda-feira, um requerimento sugerindo a realização de uma Sessão Solene para homenagear a instituição. A data para a solenidade ainda não está definida, mas deverá acontecer já nos próximos meses.

Padroeiro

A partir de agora, o segundo domingo do mês de junho de cada ano será sempre destinado à celebração do padroeiro de Forquilhinha, o Sagrado Coração de Jesus. O projeto de lei que tratava da determinação e tramitava na Câmara de Vereadores, de autoria do vereador Maciel da Soler, foi aprovado por unanimidade na sessão dessa semana.

Integral

Também durante a sessão, por meio de uma indicação, o vereador Érico D’Amorim sugeriu que a Administração Municipal retorne ao turno integral para atendimento à população, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Isso porque, atualmente, o funcionamento dos serviços administrativos nas repartições públicas municipais acontece em turno único, das 7h às 13h.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo