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Sua empresa é responsável? Esperamos que sim!

Wilciney Villan (CRA-SC 26.947)

Mestre em Desenvolvimento Socioeconômico; administrador; professor universitário.

Sócio na Strategyinc (Strategy, Innovation and Competitiveness Consulting Business) – @neyvillan

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O que é responsabilidade socioambiental?

É a responsabilidade que uma empresa, ou organização tem com a sociedade e com o meio ambiente além das obrigações legais e econômicas.

É preciso, hoje e sempre, pesar em mudanças. Mudar o modelo de desenvolvimento predatório para um sustentável implica em: i) mudar visão e relação que temos com a natureza; ii) ser mais racional ao manejar recursos naturais, isto é, mudar a forma de produzir, pensar nas causas e consequências que esta produção causará na sociedade, e como agentes de intervenção que somos enquanto indivíduos, organizações ou empresas, devemos mudar a cultura. Qual é a forma atual de consumo e rejeito de tudo o que utilizamos?

Pensar em desenvolvimento socioambiental é equilibrar o viés econômico, ambiental e social. O conhecido pelos estudiosos sobre o tema, triple bottom line. Neste contexto, as empresas devem ser i) economicamente viáveis, ou seja, deve haver retorno ao investimento realizado; ii) socialmente elas devem proporcionar melhores condições de trabalho, contemplar diversidade cultural e propiciar oportunidades à todos e: iii) ambientalmente elas devem basear suas atividades pela eco-eficiência dos seus processos produtivos, adotar uma forma de produzir mais limpa, oferecer condições para o desenvolvimento de uma cultura organizacional e não contaminar qualquer tipo de ambiente.

Neste âmbito de desenvolvimento sustentável e responsabilidade socioambiental, surge a Responsabilidade Social Corporativa. Este campo é definido de varias formas como a noção que empresa têm uma obrigação com grupos que compõem a sociedade, diferente de acionistas além do que está prescrito por lei e convenção coletiva de trabalho. Uma firma socialmente responsável é aquela na qual o pessoal administrativo equilibra uma multiplicidade de interesses.

Em vez de só se esforçar para obter maiores lucros aos seus acionistas, o empreendimento responsável leva também em conta os empregados, fornecedores, negociantes, comunidade local e a nação. O significado de responsabilidade social começa quando termina a lei. Uma empresa não está sendo socialmente responsável se obedece às exigências mínimas da lei somente, porque isto é o que qualquer cidadão bom faria (Carrol, 1999).

A Responsabilidade Social Corporativa é um ato sem fim que pode ser dividido em três estágios: i) exercício da gestão social interna, na qual a preocupação está voltada para o interior da empresa; ii) exercício da gestão social externa, a qual desenvolve ações voltadas à sociedade e comunidade e; iii) exercício da gestão social cidadã, neste estágio as ações vão além do âmbito da comunidade local e envolve a sociedade com um todo. Mesmo a população que não é alvo direto das ações da empresa são beneficiadas.

A gestão das empresas vai além das pessoas, finanças, mercado e produção. Ela deve olhar para fora e pensar este ambiente externo como seu ambiente. Afinal, ele também é um ambiente da empresa…

…e da sociedade.

Referência

Carroll, A. B. (1999). Corporate social responsibility evolution of a definitional construct. Business & Society, v. 38, n. 3, p. 268-295.

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