FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Agricultura

Novidade na produção: SindArroz-SC prestigia lançamento de novo cultivar do grão de arroz

SindArroz

Evento tratou sobre semente desenvolvida entre Epagri e Embrapa especialmente para solo catarinense, que promete alto grau de adaptabilidade para extremos de temperatura.

Sindicato das Indústrias de Arroz de Santa Catarina (SindArroz-SC) participou do lançamento de um novo cultivar do grão de arroz, resultado da busca constante por aprimoramento na produtividade e qualidade de um dos principais grãos presentes na mesa de milhões de brasileiros diariamente. O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 23, na Estação Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), em Itajaí.

Intitulada SCSBRS126 Dueto, esta versão é fruto da parceria entre a Epagri e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), fator que originou o nome. Esta é a 26ª semente desenvolvida para solo catarinense e promete alto poder de adaptabilidade, no intuito do grão consiga resistir aos extremos de temperatura, sejam altos ou baixos.

Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Maderonchi
Net Lider
Contape

“Aos cientistas, pesquisadores, técnicos e demais os colaboradores da Epagri, digo que temos um caminho favorável pela frente. Acreditamos que nossa cadeia está cada vez mais firme, desde o produtor até a indústria, área de pesquisa e consumidor. Unidos, temos frutos cada vez melhores para colher e, de mãos dadas, conseguiremos enfrentar as adversidades. O povo catarinense sabe o que é trabalho e dedicação e esse é um grande diferencial a nosso favor”, destacou o presidente do Sindicato das Indústrias de Arroz de Santa Catarina (SindArroz-SC), Walmir Rampinelli.

Presente na próxima safra

Oriundo do cruzamento entre o cultivar IRGA 424 e a linhagem BRA040081, o processo de hibridação do SCSBRS126 Dueto começou em 2008. Os testes, que permitiram o lançamento neste ano, abrangeram tanto as lavouras quanto o próprio processo de beneficiamento, com resultados sensoriais positivos para a versão branca e boa adaptabilidade para a parboilizada.

Após avaliações positivas, o Dueto foi apresentado para diversas pessoas que fazem parte da cadeia produtiva do arroz, com prospecção para já ser utilizado na safra 2023/24.

Sobre o SindArroz-SC

Fundado no ano de 1975, o Sindicato das Indústrias de Arroz de Santa Catarina (SindArroz-SC) atua como representante das empresas cerealistas do estado. Com 26 indústrias associadas, a entidade tem como um dos principais objetivos conquistar melhorias para toda a cadeia produtiva do alimento, bem como servir como ponte para beneficiadoras do grão. A rizicultura catarinense é responsável por 15% do abastecimento nacional e geram milhares de empregos no solo catarinense, além de em outras regiões do país.

Redação – Catarina Bortolotto


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo