FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Série B vem aí e o Criciúma ainda não foi testado

eduardo madeira

Depois de quase quatro meses de um arrastado Campeonato Catarinense, marcado por públicos baixos e jogos de qualidade técnica tão pequena quanto, enfim chegamos ao que interessa no futebol nacional: o Campeonato Brasileiro.

Para o Criciúma, evidentemente, o foco vai para a Série B, que começará na sexta (13), às 20h30, contra o Atlético (GO), em Goiânia. Apesar de ter encerrado o Estadual em alta, com seis jogos invencibilidade e a melhor campanha do 2º turno, o Tigre chega para a segunda divisão com um enorme ponto de interrogação e a incerteza de ainda não ter sido testado em bom nível desde a chegada de Argel Fucks ao comando técnico.

As vitórias sobre Avaí e Joinville podem até serem citadas como contraponto, mas fica inviável considerar os dois jogos como “testes” visando a Série B se considerarmos que o Leão da Ilha pouco se interessava no campeonato quando encarou o Tigre, enquanto o tricolor do Norte vem em processo de reestruturação de elenco e comissão técnica desde que teve confirmada sua permanência na primeira divisão estadual.

Contape
Net Lider
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol

Tendo em vista o baixo nível técnico do Campeonato Catarinense, fica difícil estimar em qual patamar o Criciúma se encontra, ainda mais se observarmos que a Série B deste ano terá perfil diferente de outras temporadas. Neste ano, por exemplo, não teremos um time de massa, como foram Botafogo, Vasco e Internacional em edições anteriores, colocando, então, os candidatos ao acesso em condições mais iguais.

Somado a isso, algumas equipes que poderíamos colocar como favoritas vem tendo início de ano confuso, como a Ponte Preta (apesar de campeã do interior no Paulistão, tem incríveis sete gols marcados em 16 jogos na temporada), Coritiba (venceu dois dos últimos dez jogos e já acumula eliminação na Copa do Brasil) e o próprio Atlético (GO), adversário da estreia (eliminado precocemente no Campeonato Goiano).

Como apostar em qualquer uma dessas equipes? E como cravar que o Criciúma fará frente ou não a eles?

Nesse cenário confuso, alguns times como o Oeste, de Roberto Cavalo, despontam como potenciais surpresas, tendo em vista a manutenção de um trabalho que vem dando certo. Goiás e Fortaleza, equipes de maiores torcidas e tradições, chegam com bons desempenhos nos estaduais, mas que agora precisarão se provar em nível mais elevado.

Em suma, é uma Série B de difícil projeção. Times do porte do Tigre procuram se alinhar e encontrar o rumo às vésperas da estreia, todos buscando não se enganar com o que fizeram (ou deixaram de fazer) em seus respectivos estaduais. No fundo, será uma temporada de interrogação, de muitas perguntas e críticas – descabidas ou pertinentes. Só o andamento da segundona nos dirá qual o real potencial do time de Argel no campeonato que realmente importa no ano.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo