FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Sem mais recursos na Ação de Investigação Judicial Eleitoral contra Dimas e Félix

Francine Ferreira 2017

DA POLÍTICA

Não vai recorrer

O candidato a prefeito derrotado nas últimas eleições municipais de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, decidiu não recorrer novamente da decisão proferida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, que negou provimento ao primeiro recurso e manteve a sentença que julgou improcedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral por abuso de poder político e econômico, contra o prefeito e vice eleitos, Dimas Kammer e Félix Hobold, o ex-prefeito Vanderlei Alexandre e a coligação “É do Povo”.

Em 29 de setembro de 2017, a juíza Paula Botke e Silva, da 98ª Zona Eleitoral, já havia julgado improcedente tal denúncia, com base nos depoimentos e provas colhidas ao longo da investigação. O candidato derrotado havia recorrido da sentença e, agora, a segunda instância também julgou o caso, mantendo a decisão da magistrada local.

Retorno

Depois de 15 dias afastado dos trabalhos no Legislativo, o vereador e presidente da Casa, Maciel Da Soler, deve voltar a participar das sessões já na próxima segunda-feira. Entre os assuntos a serem debatidos com o seu retorno, um dos primeiros deverá ser o polêmico projeto de lei para criação de vagas em cargos concursados da Administração Municipal.

Maderonchi
Credisol
Net Lider
Contape
Dengo Produtos de Limpeza

Posse

Aconteceu na tarde de ontem a primeira sessão do Paramento Jovem na Câmara de Vereadores de Forquilhinha. Iniciando com alunos do Ensino Fundamental, a solenidade contou com a eleição da mesa diretora, bem como com os primeiros debates a respeito das possíveis melhorias que podem ser solicitadas para suas respectivas comunidades.

29 06 Parlamento Jovem

Foto: Eliane Gonçalves

Comturfor

Foi aprovada pelo Legislativo de Forquilhinha nesta semana a criação do Conselho Municipal de Turismo de Forquilhinha. De acordo com o projeto de lei, o Comturfor será um órgão destinado a orientar, promover e garantir o aprimoramento das diretrizes e objetivos do desenvolvimento do turismo. Além disso, será encarregado de estudos no que diz respeito à política de turismo, cabendo-lhe apresentar sugestões que visem fomentar o setor na cidade.

Acessibilidade

O vereador Vanderlei de Jesus chamou atenção para dois pontos bastante importantes, que não vinham sendo percebidos no que diz respeito à acessibilidade no Centro de Forquilhinha. Durante a sessão da Câmara nessa semana, o parlamentar protocolou duas indicações. A primeira solicita que a Administração Municipal construa rampas de acesso no local que onde funciona o Espaço Cidadão; e a segunda sugere que sejam determinadas vagas de estacionamento aos deficientes físicos e idosos ao longo da Avenida 25 de Julho, e que sejam colocadas placas indicativas de trânsito sobre as referidas vagas.

DA COMUNIDADE

Suspensão condicional

A juíza da Vara Única da Comarca de Forquilhinha, Luciana Lampert Malgarin, concedeu a suspensão condicional do processo ao pai da dentista que confessou ter assassinado o namorado, Valcionir da Rosa, em dezembro de 2015. Ele havia sido acusado de ocultação de cadáver, de acordo com a denúncia oferecida pelo Ministério Público, por ter auxiliado a filha a esconder o corpo da vítima, logo depois do homicídio.

No entanto, como trata-se de um crime de menor potencial ofensivo, com pena mínima abaixo ou igual a um ano, é possível que seja concedida essa suspensão condicional. Em contrapartida, o pai da dentista precisará efetuar um pagamento de três salários mínimos para o Fundo da Infância e Adolescência, bem como, por dois anos, comparecer mensalmente ao Fórum para informar suas atividades. Além disso, está proibido de frequentar bares e boates, e de mudar de endereço ou se ausentar da comarca por mais de sete dias sem comunicar o Juízo.

Juntos pela Apae

A muitas mãos, há 20 anos, a Escola Especial Artur Arns – Apae de Forquilhinha trabalha para oportunizar qualidade de vida e inserção social à pessoa com deficiência múltipla ou intelectual. Para contribuir com essas ações, o Sicredi lançou a campanha “Fazer juntos pela Apae”, que visa ressaltar aos associados a importância do trabalho desempenhado pela instituição, viabilizando doações mensais por meio de débito automático ou depósito.

A campanha tem uma motivação especial: a construção do Ginásio de Esportes da instituição, cujas obras já estão em andamento e deverão ser concluídas até o fim do ano. A estrutura proporcionará condições adequadas para as práticas dos 93 educandos atendidos.

Assembleia

A Cooperativa Pioneira de Eletrificação (Coopera) realiza na noite de hoje uma Assembleia Geral Extraordinária, para debater e aprovar algumas alterações estatutárias. São mais de 23 mil associados que podem participar da reunião, a ser realizada a partir das 19h, em terceira e última convocação, no Auditório Alfredo Michels, Centro de Forquilhinha.

Dia de escolha

Dentre dez candidatas, a rainha e princesas da XXI Festa do Colono e IX Festa do Motorista de Forquilhinha serão definidas. No momento da escolha, elas irão desfilar em dois momentos, sendo um com traje social e outro típico. A bancada de cinco jurados avaliará então, os quesitos beleza, simpatia e comunicação verbal para que, posteriormente, a corte seja eleita. O evento acontece amanhã, a partir das 19h no Ginásio de Esportes Professor Adolfo Back, localizado na área central de Forquilhinha.

candidatas

Foto: Mariane Rodrigues

Pré-festa

A escolha da corte é um dos principais passos para a realização da XXI Festa do Colono e IX Festa do Motorista de Forquilhinha, que acontecerá de 27 a 29 de julho, em um espaço às margens da Avenida Professor Eurico Back, em frente ao Parque São Francisco de Assis. Como em anos anteriores, a programação contará com apresentações artísticas e culturais, competições, desfiles, exposições e gastronomia variada.

Sebo

Depois de muito tempo fechado, o espaço que, no passado, servia para abrigar a estação de monitoramento do Rio Mãe Luzia, no Centro de Forquilhinha, finalmente está voltando a ser utilizado. Localizado ao lado da Passarela das Origens, o local foi transformado em um sebo de livros. Iniciativa louvável de contribuição do setor privado para com o município!

Embelezando

Aos poucos, os canteiros públicos de Forquilhinha estão voltando a receber mudas de flores, por conta do projeto de embelezamento da cidade, que deu tão certo até os últimos meses. Depois da Páscoa essas ações haviam sido diminuídas, fazendo com que a cidade perdesse parte do colorido que havia ganhado com o trabalho desde a última primavera. Bom ver que a ideia está sendo cultivada, mesmo em épocas sem grandes eventos pelo município!

29 06 Embelezando


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo