FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Comunidade

Segurança Pública é tema de debate em audiência com lideranças de Forquilhinha

4

Primeira Audiência Pública desta legislatura lota o plenário da Câmara de Vereadores na noite desta quarta-feira, 24.

Representantes de todos os bairros de Forquilhinha participaram dos debates sobre os problemas de segurança que o município enfrenta. A criminalidade, que hoje assombra grandes centros, também faz vítimas em cidades do interior. Furtos e roubos em residências e até homicídios. Ocorrências que assustam e tiram o sossego dos moradores.

A Audiência Pública, promovida pela Câmara, foi motivada pela quantidade de casos registrados, principalmente nos meses de fevereiro e março. “Isso nos motivou a procurar as instituições diretamente envolvidas com segurança pública, e logo após a ACIF e a CDL, que são entidades sempre engajadas em causas coletivas no município, no intuito de contribuir de alguma forma para que a sensação de insegurança, causada por esses atos criminosos seja combatida”, explicou o presidente do legislativo Maciel da Soler.

Contape
Credisol
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider

As apresentações foram feitas pela Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público e Judiciário. O comandante da 4ª Cia de Forquilhinha, capitão Giovani Constanza, trouxe os números fazendo um comparativo entre os primeiros meses deste ano com os primeiros meses de 2016. O número de ocorrências já chega a 1728 em 2017 contra 1565 em 2016. Furtos e roubos este ano já foram 72 e no mesmo período do ano passado, 45. Mas ao mesmo em que as ocorrências aumentaram, a ação da PM também foi intensificada. As apreensões de drogas e armas somam 39 neste semestre e em 2016 foram 15, detenções de pessoas, 71 este ano e 40 em 2016.

O comandante também apresentou o trabalho da PM para a implantação de alguns projetos que vão ajudar no combate à criminalidade como a Rede de Vizinhos Solidários, curso de formação das lideranças para reativar Conseg (Conselho Comunitário de Segurança), entre outras ações. “Juntos somos mais fortes”, reforçou o capitão.

O delegado de Polícia Civil, Cícero Costa Aguiar, ressaltou a importância da Audiência para levar informações até a comunidade sobre o trabalho realizado pelas instituições do município e para mostrar o que está sendo e como está sendo feito. “Nós temos uma equipe muito boa e as investigações estão acontecendo”, reforçou Aguiar.

A Promotora de Justiça, Juliana Ramthun Frasson, ressaltou a importância de se buscar políticas públicas para alcançar a prevenção. “O problema da criminalidade começa muito antes do crime propriamente dito, se inicia na base com situações de abandono, ausência de família e de oportunidades”, concluiu a promotora.

A juíza de direito da Comarca de Forquilhinha, Luciana Lampert Malgarin, durante suas explanações ressaltou o trabalho do poder judiciário, que está focado em aplicar à lei, e também em dar celeridade na conclusão dos processos. “Apesar de não ser a minha atividade fim, nós precisamos olhar para o problema e buscar a prevenção e o judiciário está indo até as comunidades, levar orientações aos adolescentes, aos pais e as famílias de um modo geral”, encerrou a magistrada.

A Associação Empresarial de Forquilhinha (Acif) aproveitou a Audiência para apresentar um projeto para a instalação de mais câmeras de segurança no município. São mais 19 equipamentos, que vão ser implantados em pontos estratégicos da cidade.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, os vereadores vão continuar em contato com as comunidades buscando informações e sendo o elo de ligação no que for necessário entre as instituições e a população. “Também vamos contribuir através do Programa Cidadania, projeto que já tramita nesta casa legislativa, com a formação dos nossos jovens e adolescentes, conscientizando os mesmos de seu papel enquanto cidadãos e tentando despertar o seu interesse pela priorização do coletivo, mostrando que na vida em sociedade não temos só direitos, mas temos muitos deveres a serem respeitados”, finalizou Da Soler.

cleardotFrancine Ferreira – Eliane Gonçalves

2
7


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo