FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Economia

Segunda parcela do 13º: especialistas do Sicredi dão dicas sobre como investir

Investimento2

Para a Instituição Financeira Cooperativa, atenção às dívidas e planejamento são fundamentais antes de decidir o destino desse dinheiro.

Férias, impostos, material escolar, mensalidades… falta menos de um mês para 2019 e para todas essas despesas que o ano novo trará.  Para quitar algumas delas, o 13º salário pode ser o fôlego necessário no orçamento. A segunda parcela do benefício deverá ser paga nesta segunda quinzena de dezembro. Mas o que fazer para que o valor não fique comprometido só com futuras despesas ou dívidas? O Sicredi, Instituição Financeira Cooperativa preocupada com a vida financeira dos associados e comprometida com a região, listou algumas dicas:

1 – Para alguns casos, quitar as dívidas existentes pode ser mesmo o melhor destino desse dinheiro extra.

“Dívidas de consumo essenciais como água, luz e gás devem ser priorizadas. E, dentre os empréstimos, a prioridade deve ser pela quitação das linhas mais caras, que geralmente envolvem o rotativo do cartão de crédito e o cheque especial”, destaca Erli Silveira Lima, economista e diretor executivo da Sicredi Sul SC.

Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Credisol
Net Lider

2 – Não tem dívidas que se enquadram nas situações acima?

Para Daniela Soares, assessora de programas sociais e educadora financeira da cooperativa, planejamento é o primeiro passo. “É preciso visualizar de maneira clara o que se pretende gastar e o que é prioridade. Anotar ajuda. Para as compras, é importante estabelecer um teto máximo e ser firme em cumpri-lo”.

3 – Para quem vai guardar algum valor, a poupança pode ser um destino adequado.

“Para quem quer guardar recursos com a ideia de atender uma necessidade futura, esse é o melhor caminho. A poupança é um investimento simples e seguro, que permite a retirada dos valores a qualquer tempo. Para poupadores com perfil conservador é a modalidade mais recomendada”, acrescenta Lima.

4 –  Como saber se é a hora de investir e o que observar?

O economista explica. “Existem diversas modalidades de investimento disponíveis no mercado. De modo geral, quem investe precisa ter a ideia de transformar o dinheiro em algo que seja útil e que gere algum retorno ou benefício em um futuro planejado”.

Lima reforça ainda que, quem vai investir, precisa ficar atento aos prazos e riscos da linha escolhida. “Para isso, contar com a consultoria financeira de uma Instituição que se preocupa genuinamente com o associado ou cliente, é fundamental. No Sicredi, contamos com uma equipe apta para oferecer esse atendimento”, finaliza o gestor.

Conheça o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,9 milhões de associados, que exercem o papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi possui 116 cooperativas em 22 estados* e no Distrito Federal, possui 1.627 agências e gera mais de 24,5 mil empregos diretos em 1.238 municípios no país. Em 201 municípios brasileiros, o Sicredi é a única instituição financeira presente.

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Sobre a Sicredi Sul SC

Com mais de 18 mil associados, a Sicredi Sul SC é uma das cooperativas de crédito que integram o sistema Sicredi. Sua área de atuação compreende 45 municípios de Imbituba a Passo de Torres, contando para isso com uma estrutura de quinze agências.

Francine Ferreira – Giovana Pedroso


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo