FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Justiça

Segunda-feira é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

“Viver é envelhecer, nada mais”, escreveu Simone de Beauvoir, no ano de 1960, em sua obra “A força da idade”. E, de fato, envelhece-se desde que se nasce em um processo contínuo de formação e transformação que somente pode ser conceituado como o ato de viver.

E esse é um dos trabalhos do Ministério Público: atuar para que o idoso envelheça com dignidade, livre de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão.

Esse trabalho vem se intensificando nos últimos anos diante da redução do número de jovens e do aumento da população idosa. Até o ano de 2025, o Brasil será o sexto país do mundo com maior número de pessoas idosas, pelo menos segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), que ainda prevê que, até esta data, teremos mais idosos do que crianças no planeta.

Credisol
Contape
Maderonchi
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza

No ano de 2014, o Ministério Público instaurou 1.499 procedimentos e atuou em 399 inquéritos policiais para apurar situações de idosos que, por ação ou omissão dos seus familiares ou do Poder Público, ou em razão de sua condição pessoal, estavam em situação de fragilidade, violência e desrespeito aos seus direitos.

Quando se trata de violência ao idoso, pensa-se imediatamente na violência física, mas essa não é a única que motiva a atuação de um Promotor de Justiça, pois há inúmeras formas de violência, como a psicológica, moral e econômica.

Para ampliar a atuação do Ministério Público nessa área, o Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e Terceiro Setor desenvolve, dentre outras iniciativas, o projeto para criação e efetiva atuação dos Conselhos Municipais do Idoso, bem como a fiscalização das Instituições de Longa Permanência para Idosos.

De acordo com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos, o reconhecimento do dia 15 de junho de cada ano como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa tem por objetivo “criar uma consciência mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa, além de, ao mesmo tempo, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal.”

MPSC

 


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo