FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Economia

Secretaria da Fazenda fiscaliza mil estabelecimentos no Litoral de SC

fiscalização SEF

A Secretaria de Estado da Fazenda realizou nesta semana a Operação Veraneio 2017.  A meta, em dois dias de trabalho, foi visitar cerca de mil estabelecimentos comerciais instalados no Litoral de Santa Catarina e verificar o cumprimento das obrigações fiscais. “Com o trabalho de fiscalização, estamos respeitando o contribuinte correto e coibindo a concorrência desleal”, afirma o secretário da Fazenda, Antonio Gavazzoni.

Cerca de cem auditores fiscais estão envolvidos no trabalho, que está sob a coordenação da Grupo Especialista Setorial de Automação Comercial (Gesac). A fiscalização ocorre em pelo menos 12 cidades catarinenses: Florianópolis, Araranguá, Laguna, Garopaba, Balneário Camboriú, Itapema, Bombas, Bombinhas, São Francisco do Sul, Barra Velha e Itapoá. “Só em Florianópolis, serão 500 estabelecimentos”, antecipa o auditor fiscal Sérgio Pinetti, coordenador do Gesac e da Operação Veraneio 2017.

Entre os estabelecimentos mapeados pela Gerência de Fiscalização estão bares, restaurantes, cafés, lojas, farmácias, materiais de construção, mercados, supermercados e postos de combustíveis. A seleção levou em conta a base em dados de comercialização, meios de pagamento e utilização de recursos de automação comercial registrados no Sistema de Administração Tributária​ do​ Estado (SAT/SEF). Um dos principais objetivos dos fiscais é verificar a regularidade do uso das ferramentas de automação comercial e identificar fraudes a partir da fiscalização de equipamentos como impressoras fiscais, programas aplicativos fiscais e máquinas para pagamento com cartão de crédito e débito.

Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Maderonchi
Net Lider
Credisol

Combate à sonegação 

A Operação Veraneio vem sendo realizada anualmente pela Secretaria de Estado da Fazenda. Em 2016, 27% dos 908 estabelecimentos fiscalizados apresentaram algum tipo de irregularidade, número ainda alto. A operação é a primeira de 2017, e a Gerência de Fiscalização pretende incrementar o rigor e a quantidade das atividades de fiscalização presencial ao longo do ano.

O objetivo é reduzir a prática das fraudes, o que consequentemente tem impacto na arrecadação e garante a concorrência saudável e legal entre os contribuintes. Em 2016, a Fazenda realizou 270 operações, incluindo ações presenciais no varejo e no trânsito de mercadorias e auditorias internas, realizadas a partir do cruzamento de dados existentes no Sistema de Administração Tributária (SAT).

Francine Ferreira – Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo