FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Agricultura

Secretaria da Agricultura incentiva investimentos na produção de orgânicos

secretaria da agricultura incentiva investimentos na producao de organicos 20180226 1913234957

Os produtores rurais catarinenses estão atentos à demanda por alimentos mais saudáveis e a produção de orgânicos está se tornando uma importante fonte de renda no meio rural. Com cerca de mil produtores em todo o Estado e um crescimento em ritmo acelerado, Santa Catarina criou um programa voltado para fortalecer o cultivo de orgânicos.

Com o Programa Menos Juros, os produtores de orgânicos – enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) – poderão contrair financiamentos de até R$ 100 mil, com oito anos de prazo para pagamento, e a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca pagará os juros, num limite de 2,5% ao ano.

Segundo o secretário da Agricultura, Moacir Sopelsa, este é um setor que pode crescer muito em Santa Catarina e pode se tornar uma importante fonte de renda para milhares de famílias do meio rural. “Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a origem dos alimentos e os produtores rurais catarinenses estão atentos a isso. Nós temos cerca de mil produtores de orgânicos no Estado e podemos ampliar muito esse número”.

Contape
Net Lider
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi

A produção orgânica cresce no país num ritmo de 15% a 20% ao ano. Em Santa Catarina estima-se que sejam mil famílias dedicadas à produção orgânica principalmente na Grande Florianópolis e nas regiões Sul, de Lages e de São Joaquim. Dos produtos orgânicos consumidos em Santa Catarina, 87% são produzidos no próprio Estado.

Fiscalização de produtos orgânicos

Santa Catarina possui o principal programa do país voltado para o controle da sanidade de produtos vegetais orgânicos para verificar a presença de resíduos de agrotóxicos. O Programa de Monitoramento da Produção Orgânica é executado pela Cidasc, com o apoio do SC Rural, e, nos últimos três anos, já analisou mais de 1.400 amostras de produtos orgânicos de origem vegetal.

O Programa faz o controle de 13 culturas (batata, cenoura, maçã, cebola, alface, banana, feijão, arroz, tomate, repolho, pimentão, morango e brócolis) em todas as regiões do Estado. As amostras coletadas são analisadas por um laboratório creditado pelo Inmetro. Os exames analisam a presença de 257 princípios ativos de agrotóxicos e caso haja alguma irregularidade o Ministério da Agricultura é acionado para realizar a fiscalização na propriedade rural ou ponto de venda. Uma cópia dos laudos é encaminhada ao Ministério Público de Santa Catarina para que sejam tomadas as devidas providências.

Programa Menos Juros

O Programa Menos Juros apoia projetos de captação e armazenagem de água da chuva; construção e ampliação de pequenas agroindústrias; maricultura; pesca artesanal; piscicultura; turismo rural; avicultura; apicultura; ovinocultura; caprinocultura; suinocultura; produção de leite e carne a base de pasto; aproveitamento de dejetos da produção intensiva de animais; fruticultura; olericultura; plantas ornamentais; energia alternativa; mecanização agrícola (exceto aquisição de tratores, veículos e calcário); projetos de investimentos para agregação de valor para produção orgânica e empreendimentos apoiados pelo Programa SC Rural.

Francine Ferreira – Ana Ceron


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo