FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Economia

Santa Catarina registra exportação recorde de banana

estiagem pode impactar producao de banana em sc 20170922 1664126460

Quarto maior produtor de banana do país, Santa Catarina amplia as exportações e conquista o mercado internacional. Em 2018, o estado faturou US$ 11,8 milhões com o embarque de mais de 47,8 mil toneladas de banana – 38% a mais do que no ano anterior. Este é o maior volume registrado desde 2015. Os números estão disponíveis no Boletim Agropecuário elaborado pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa).

Em 2018, Santa Catarina foi responsável por 58% do valor das exportações brasileiras de banana e 73% da quantidade embarcada pelo país. Os principais mercados para a produção do estado são Argentina e Uruguai.

Bananicultura em Santa Catarina

Santa Catarina conta com cerca de 3.400 bananicultores e mais de 28 mil hectares plantados. A produção se mantém constante no estado e a safra estimada é de 717,7 mil toneladas, com um rendimento de 25,2 toneladas por hectare.

Net Lider
Maderonchi
Contape
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza

A produção está concentrada no Norte do estado e Vale do Itajaí, principalmente nos municípios de Corupá, Jaraguá do Sul, Massaranduba e Luiz Alves.

Banana mais doce do Brasil

A banana produzida na região de Corupá é considerada a mais doce do Brasil. O reconhecimento do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é válido para as frutas produzidas nos limites da região formada entre os municípios de Corupá, São Bento do Sul, Schroeder e Jaraguá do Sul.

O INPI reconhece que a banana da região é naturalmente mais doce, devido às características do solo, relevo e clima. Com o slogan “Banana de Corupá: doce por natureza”, a fruta se tornará patrimônio regional e terá um diferencial competitivo.

Com a Indicação Geográfica, os bananicultores da região poderão utilizar o selo de origem em seus produtos, desde que sigam um regulamento de produção e procedência, que dará aos consumidores garantia da qualidade diferenciada da fruta.

Francine Ferreira – Ana Ceron


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo