FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

SAMU permanece sem ambulância em Forquilhinha

Francine Ferreira 2017

DA COMUNIDADE

A novela da ambulância

Aproveitando a Marcha dos Prefeitos, que acontece na semana que vem, o secretário de Saúde de Forquilhinha, Diego Passarela, vai à Brasília na próxima segunda-feira, tentar resolver no Ministério da Saúde a liberação de recursos para aquisição de uma nova ambulância para o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) do município. Se não conseguir uma resposta positiva, um processo licitatório será aberto para compra de um novo veículo com recursos próprios.

A ambulância que estava sendo utilizada na cidade deixou de atender em março deste ano, porque os gastos com a manutenção periódica estavam inviabilizando seu funcionamento.

18 05 SAMU

Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Maderonchi
Net Lider
Contape

Esquentando

Por conta do frio que a cada dia se aproxima mais, o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Forquilhinha está mobilizando o lado solidário da população. No inverno, a procura por agasalhos aumenta na Secretaria de Assistência Social e, para atender toda a demanda, é preciso arrecadar uma quantia considerável de doações. Para tanto, a equipe solicita o apoio da comunidade, que pode doar roupas, calçados, cobertores, roupas de cama, colchões e até mesmo móveis em bom estado.

Doações podem ser encaminhadas diretamente ao Cras, localizado nos fundos do Parque Ecológico São Francisco de Assis, no Bairro Saturno. Já quem não consegue levar pode entrar em contato com a equipe de assistência social para combinar a busca, por meio do telefone (48) 3463-4566.

Imunizando

Na campanha nacional de vacinação contra a gripe, Forquilhinha já atingiu 64% da meta de pessoas a serem vacinadas. O grupo dos idosos é o mais mobilizado até então, com 82% das pessoas já imunizadas. Por outro lado, as crianças são as que menos foram vacinadas, com apenas 49% tendo recebido a dose até esta semana. Além destes, também já receberam a imunização 65% dos doentes crônicos, 62% das puérperas, 57% dos trabalhadores da saúde e dos professores, e 51% das gestantes. No total, a expectativa é imunizar 6.315 pessoas em Forquilhinha até o dia 1º de junho.

18 05 Vacina

Foragido

O autor do homicídio registrado no último domingo, na comunidade de São Pedro, em Forquilhinha, está foragido. Conforme o delegado Cícero Costa Aguiar, o Poder Judiciário deferiu a prisão preventiva do indivíduo, mas ele não foi encontrado no endereço que foi fornecido à Polícia Civil durante o seu interrogatório, na delegacia e com a presença do seu advogado. Com os trabalhos de investigação sendo finalizados, o inquérito policial será concluído e encaminhado à Justiça. Adão Paulo Machado, de 33 anos, foi morto com três disparos de arma de fogo, que atingiram a região do tórax e quadril.

Catarata

Ao menos 54 moradores de Forquilhinha que aguardam na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) por uma procedimento de catarata serão beneficiados pelos mutirões de cirurgias eletivas que estão sendo realizadas pela Secretaria de Estado da Saúde. A garantia foi dada ao deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) pelo secretário Acélio Casagrande.

18 05 Minotto e Acélio

Deu bom

O pedágio da Apae de Forquilhinha, realizado no último fim de semana, rendeu resultados mais que positivos para a entidade. Na ação, que aconteceu em quatro pontos da cidade, foram arrecadados em torno de R$ 41 mil. O valor será investido nas melhorias que estão sendo realizadas na entidade, bem como para custear as despesas do dia a dia da instituição.

DA POLÍTICA

Repercutiu

Repercutiu bastante a informação de que o projeto de lei do Executivo, que amplia a quantidade de vagas em cargos efetivos da Administração Municipal, poderia ser votado e aprovado na sessão dessa semana da Câmara de Vereadores. E repercutiu tanto, que o projeto não foi colocado em pauta.

Repercutiu também a informação de bastidores, de que o petista Célio Elias não estaria presente na votação por estar licenciado, mas que, se estivesse, votaria a favor. No entanto, o vereador garante que as especulações não são verdadeiras e que votará novamente de forma contrária ao aumento das vagas, da mesma maneira que agiu em 2017.

Diante desse posicionamento garantido por Elias, se torna no mínimo estranha a posição tomada pela Administração Municipal, de colocar o pleito novamente em pauta neste ano, sabendo das barreiras que foram enfrentadas no ano passado. A situação segue confusa e os futuros encaminhamentos desse caso – provavelmente – ditarão o andamento do cenário político de Forquilhinha nos próximos meses.

A solicitação da Administração Municipal é que sejam criados mais quatro vagas para cargos concursados: analista de Recursos Humanos, técnico em Contabilidade, eletricista e técnico em Informática.

Exemplo

Em meio a muita empolgação e diversos pleitos já elencados, os alunos da Apae de Forquilhinha participaram, nessa semana, da eleição do Parlamento Jovem. Entre dois candidatos, um foi eleito para representar a instituição no projeto da Câmara de Vereadores, cujas sessões devem começar já no próximo mês.

O Parlamento Jovem envolveu aproximadamente 2,5 mil estudantes dos ensinos Fundamental e Médio de escolas municipais, estaduais e particular de Forquilhinha, além da Apae. A partir da próxima semana, começa a capacitação dos eleitos, ministrada por uma equipe da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), que estará em Forquilhinha no dia 23 de maio. Posteriormente, a posse e eleição da mesa diretora acontecerão no dia 30 de maio, na sede da Câmara de Vereadores.

18 05 Parlamento Jovem

Foto: Eliane Gonçalves

Destaque

Antes de deixar a cadeira no Legislativo para o retorno do titular, Célio Elias, a vereadora Patrícia Alves colocou em pauta duas ideias bastante relevantes. Por meio de um requerimento, a parlamentar solicitou à Secretaria de Segurança Pública do Estado que as mulheres vítimas de violência sejam atendidas por agentes do sexo feminino na Delegacia de Polícia Civil de Forquilhinha, para evitar situações de constrangimento das vítimas.

Além disso, em uma indicação destinada à Secretaria de Educação, sugeriu que se inicie a implantação gradativa da disciplina de libras na grade curricular das instituições de ensino fundamental do município, visando mais inclusão social.

Novas regras

O Cemitério Municipal de Forquilhinha passará a funcionar com novas regras, por conta da aprovação de um projeto de lei complementar aprovado em segundo turno nessa semana, na Câmara de Vereadores. Pelo novo texto, qualquer pessoa física poderá ser titular de direitos sobre sepulturas, desde que elas não sejam objeto de comercialização paralela; e somente moradores de Forquilhinha poderão adquirir ou possuir terrenos, sendo permitida a aquisição de somente um espaço por pessoa.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo