FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

“Reparação”, de Ian McEwan

fabricia de pelegrini 2017

O livro Reparação, de Ian McEwan, é um clássico. O foco é um dia de verão normal do ano de 1935, quando vários destinos tomariam novos rumos com base em um erro de interpretação de acontecimentos percebidos. A adolescente Briony Tallis, que tem a ambição de se tornar escritora e vive em um mundo só dela, é a responsável pela mudança na rotina de sua casa. Ela julga o que vê, comete um erro e depois passa muito tempo de sua vida tentando repará-lo e amenizar as consequências.

O autor construiu uma história envolvente, com detalhes de pensamentos, sentimentos e vivências que são bem mais interessantes do que os acontecimentos. Outro ponto forte dessa narrativa é que alguns fatos são apresentados pelo ponto de vista de mais de um personagem. É importante lembrar que por ser um clássico, a leitura não é tão fácil, por isso é preciso ter mais dedicação a esta obra.

Tudo começa quando Briony, em uma janela de sua casa, vê sua irmã mais velha se despir e mergulhar de sutiã e calcinha na fonte do quintal da casa, só que isso acontece na frente do amigo de infância de sua irmã, que é filho da arrumadeira da família e protegido de seu pai. Isso não lhe sai da cabeça, além de um bilhete com palavras que a desestruturam, também um beijo que a assusta e mais alguns detalhes deixam Briony sem saber o que pensar e a repulsa parece crescer dento dela. Com isso, ela comete um erro, faz uma denúncia que nunca mais vai conseguir voltar atrás e, com o tempo, vai buscando a reparação desse erro.

Contape
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Credisol

Reparação gira em torno da inocente Briony, uma menina que sem querer presencia algumas cenas e tenta entender o mundo adulto, principalmente a relação e o sentimento entre homem e mulher, mas isso parece ser demais para ela, causando a agonia e o desespero de algumas pessoas que ela ama.

Isso se passa durante a Segunda Guerra Mundial e um dos personagens vivencia alguns momentos desse terror e vai tentando sobreviver. Reparação é um drama psicológico, a mente é uma armadilha para vários personagens, podendo destruir relações fortes e saudáveis. A história é muito rica em detalhes interessantes, é uma busca ao perdão, uma tentativa de viver com a culpa, com o sofrimento e com a injustiça, é a procura em conseguir reparar um erro cometido em um momento de imaturidade.

reparacao

Reparação, de Ian McEwan – 444 páginas.

Livraria Fátima

Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo