FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Receita da lambança

eduardo madeira

Criciúma e Chapecoense é um dos jogos mais aguardados do começo de temporada no Campeonato Catarinense. Frente a frente, o remodelado Tigre, de Lisca, e o atual bicampeão estadual, único representante de Santa Catarina na Série A. No histórico, finais estaduais que acirraram uma rivalidade entre as torcidas, mesmo com a conhecida distância geográfica.

O mínimo esperado para um jogo, que mesmo de início de temporada tem seu peso, era a escalação de um árbitro tarimbado para a partida. Poderiam ser os vangloriados Héber Roberto Lopes e Sandro Meira Ricci, ou até mesmo Bráulio da Silva Machado, que ganhou muita cancha em 2017.

O que veremos na quarta (24), porém, será o desconhecido Fernando Henrique de Medeiros Miranda, de 30 anos, apitando o confronto. No quadro de árbitros da Federação Catarinense de Futebol (FCF), ele é o segundo mais novo, atrás apenas de William Machado Steffen – que já aprontou poucas e boas no estadual de 2017. Em nível nacional, não tem sequer uma aparição em jogo de Série A ou B, seja como árbitro ou auxiliar.

Credisol
Net Lider
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Contape

Soa quase como piada. Nada contra o árbitro, longe disso, já que a culpa não é dele em ser escalado. Entretanto, muito me impressiona ver o hábito da FCF bradar aos quatro cantos desde os tempos de Delfim o orgulho em ter árbitros como Héber e Ricci (mesmo eles sendo duramente contestados nacionalmente e agora dentro do estado) e deixa-los de fora de uma partida deste porte.

Aliás, a FCF perdeu uma boa chance de lavar as mãos. Com Héber, Ricci ou Bráulio no apito, qualquer erro grotesco deixaria a culpa em cima dos árbitros, afinal de contas, a federação fez o que tinha de ser feito e escalou o melhor para o jogo. Por colocar um inexperiente, pode trazer as críticas para si e queimar um jovem valor da arbitragem local, sem falar do estrago no confronto.

Por antecipação, demonstro grande preocupação com a partida. O jogo, em si, tende a ser mais pegado e um árbitro inexperiente estará em campo precisando mostrar serviço, sendo ele mais novo que muitos dos jogadores. Espero queimar a língua e que Fernando Henrique tenha uma atuação discreta, em uma partida onde os atletas sejam a atenção principal. A priori, porém, a FCF o colocou em uma enrascada das grandes.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo