FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Quem deve estabelecer as metas?

Wilciney Villan

Wilciney Villan (CRA-SC 26.947)

Mestre em Desenvolvimento Socioeconômico, Administrador e professor universitário

Sócio na Strategyinc (Strategy, Innovation and Competitiveness Consulting Business) – @neyvillan

Maderonchi
Contape
Net Lider
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza

Mas então como estabelecer as metas? Do nível estratégico para o operacional, ou do operacional para o estratégico? Do primeiro modo faz sentido, pois as informações estratégicas estão neste nível, porém falta informações de outras partes interessadas. Da outra forma o nível estratégico se baseia nas metas delineadas pelo nível operacional, uma vez que este nível está mais próximo ao cliente.

Esta abordagem também faz sentido, mas para funcionar deve haver comunicação entre os níveis organizacionais. As pessoas do nível operacional não participam das reuniões estratégicas. O papel do líder é manter as pessoas deste nível muito bem informadas para que elas possam contribuir estrategicamente.

Comunicação é a chave.

Somente informar da meta que o nível operacional deve alcançar não motiva ninguém. Além de informar as metas, é preciso pedir a contribuição de todos os níveis e colocá-la em discussão, ao invés de ignorá-la.

Empresas sem pessoas não funcionam, pelo menos nos dias de hoje. Vai saber do futuro, não é? Deste modo, a experiência e comprometimento das pessoas, independente do nível organizacional em que elas se encontram, possibilita à empresa um posicionamento competitivo. Assim, é importante ouvir todos os níveis organizacionais, possibilitando benefícios para todos.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo