FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Qualquer análise sobre Deivid é precipitada

eduardo madeira

“Deivid foi uma ótima aposta do Criciúma”

“Deivid foi uma péssima escolha do Criciúma”

O que as duas frases estampadas acima possuem em comum? Ambas são precipitadas quanto a análise do novo técnico do Tigre para a temporada 2017. Aliás, qualquer avaliação envolvendo o ex-atacante é precoce por uma só razão: a única experiência de Deivid como técnico foi meteórica.

Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Net Lider
Contape

Depois de um período como auxiliar de Vanderlei Luxemburgo e Mano Menezes, Deivid comandou o Cruzeiro por apenas quatro meses em 2016. Foram 12 vitórias, cinco empates e duas derrotas em 19 jogos pela Raposa, obtendo 71,93%. Nos números, o trabalho foi bom, apesar das eliminações precoces no Campeonato Mineiro e na Copa da Primeira Liga. Entretanto, o futebol apresentado e a falta de sequência ao trabalho anterior de Mano Menezes pesaram para a demissão.

Desculpem-me quem já cravou se foi ou não uma boa escolha, mas é impossível julgar um trabalho e, principalmente, traçar o perfil de um treinador e a forma como articula suas equipes em apenas quatro meses – ou em menos de 20 jogos. É cedo e injusto com o profissional. Nesta hora, é preciso ver o contexto, entender a situação e ver como Deivid se encaixa no cenário tricolor.

O que pesa a favor da contratação do treinador é a juventude e as novas metodologias que pretende implantar. Desde que deixou o Cruzeiro, passou por clubes europeus, como Real Madrid (Espanha), Lyon (França) e Fenerbahçe (Turquia), observou formas de treinamento e aprimorou os conhecimentos. Por ser novo na função, ainda não tem os vícios que muitos outros treinadores possuem – vícios esses que foram fatais para o fracasso de seu antecessor, Roberto Cavalo.

Foto Caio Marcelo Criciuma EC

Foto: Caio Marcelo

Negativamente, porém, pesam alguns aspectos. Apesar dos bons resultados em Minas Gerais, conversando com alguns jornalistas mineiros, que acompanharam o trabalho de Deivid com mais afinco, obtive análises de que ele buscou implantar muitos métodos e formas de jogo diferenciadas ao mesmo tempo, o que confundia os jogadores e ele mesmo.

Além disso, pesa a inexperiência. Por mais que tenha se aposentado a pouco tempo e ainda tenha os traquejos que a chamada “boleiragem” sempre alimentou, o novo comandante carvoeiro precisa ter em mente que muitos ainda o enxergam como o “atacante Deivid” e não como o “treinador Deivid”.

É necessário que o técnico possua em sua mente a noção de que o fator “experiência” é superestimado no Criciúma, tanto pela torcida, quanto pela imprensa. Se o time vai mal, sempre surge alguém para falar da tal “inexperiência”. Fatores técnicos e táticos muitas vezes são deixados de lado na hora de analisar uma partida para que que tudo seja resumido a ausência de cancha. Esse é um dos vícios existentes na imprensa também.

É notório ainda que existe uma exigência por nomes, e não por perfis e formas de trabalho. Muitas vezes é levado mais em consideração um profissional com um currículo recheado do que um com ideias compatíveis com a realidade do clube e com capacidade para aplica-las. Outros treinadores já passaram por entraves semelhantes por aqui. Hoje acontece uma intensa procura por nomes, registros, dados e não por metodologias, comportamentos profissionais e práticas de jogo.

Juntando todos estes aspectos, fica notório o fato de que Deivid é uma incógnita. O curto trabalho que desempenhou no Cruzeiro nos impede de aprofundar qualquer análise e julgamento. Ninguém sequer sabe como o time dele pode jogar. É preciso ver no campo e nos treinamentos as ideias e notar se elas saem da cabeça e, de fato, são aplicadas.

Falar que contrata-lo foi bom ou ruim é jogar para a torcida e distorcer o cenário. A realidade que Deivid encontrou em Minas Gerais não é a mesma que encontrará aqui. As pressões, sejam elas internas ou externas, serão diferenciadas. Cabe a ele absorver estas pressões e, da mesma maneira, responder a questão se foi ou não uma boa escolha do Criciúma.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo