FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Qual seu estilo de liderança?

Wilciney Villan

Wilciney Villan (CRA-SC 26.947) –  mestre em Desenvolvimento Socioeconômico,

administrador e professor universitário

Sócio na Strategyinc (Strategy, Innovation and Competitiveness Consulting Business) – @neyvillan

Maderonchi
Credisol
Contape
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza

Seu estilo produz efeitos positivos para sua empresa?

Ao participar do Empretec2018, fui presenteado por me destacar em uma das atividades. O presente foi um livro de Daniel Goleman chamado Liderança: a inteligência emocional na formação do líder de sucesso. Um dos assuntos abordados no livro é sobre os estilos de liderança. O autor aborda seis estilos.

O primeiro estilo é o Visionário. Suas características envolvem a motivação das pessoas esclarecendo como o seu trabalho se enquadra numa visão ampla para a organização; maximiza o compromisso com as metas e estratégias; fornece feedback; dá às pessoas liberdade para inovarem, experimentarem e correrem riscos calculados. Ele encoraja as pessoas rumo aos sonhos compartilhados. Este estilo é mais apropriado quando há necessidades de uma visão nova ou quando um rumo claro é necessário.

O estilo Coaching ajuda as pessoas a identificarem suas forças e fraquezas; encoraja as pessoas a estabelecerem metas de desenvolvimento de longo prazo e a formularem um plano para atingi-las; Instrui e dá feedback constantemente; delega muitas tarefas, e muitas vezes são tarefas desafiadoras, por acreditar nas capacidades das pessoas. Ele é capaz de conectar o que as pessoas querem com as metas da equipe. Este estilo é apropriado quando há necessidades de ajudar pessoas a contribuir mais eficazmente com a equipe.

O estilo Afiliativo mantém o foco nas pessoas, pois valoriza elas como seres e suas emoções, mais do que tarefas e metas; esforça-se para manter os funcionários contentes e criar harmonia entre eles; por focar nas pessoas, são comunicativos e fazem muitos amigos; seu feedback é prioritariamente positivo, evitando o negativo, o que pode gerar problemas, pois pode impedir que o mau desempenho seja corrigido. O líder que possui este estilo é mais apropriado para aparar arestas em uma equipe, motivar durante períodos de sucesso ou fortalecer relações.

O quarto estilo é o Democrático. Ele desenvolve confiança, respeito e compromisso ao ouvir toda a equipe, bem como divide responsabilidades; as reuniões com este líder podem ser longas e não encontrar um consenso, exigindo novas reuniões; este estilo de liderança é indicado quando o líder precisa de orientações quanto suas decisões; por não tomar decisões rapidamente, pode trazer problemas para a empresa; ele valoriza as contribuições das pessoas e obtém o compromisso pela participação. O momento de destaque deste estilo é quando o líder precisa obter adesão ou consenso, ou contribuições valiosas da equipe.

Marcador de Ritmo é o quinto estilo de liderança. Este estilo funciona bem quando a equipe é motivada, altamente competente e precisam de poucas orientações ou coordenação; o líder com esse estilo fixa padrões de desempenho extremamente altos e os exemplifica pessoalmente; quer sempre fazer as coisas melhor e mais rápido e exige o mesmo de todos; este estilo impede que outros trabalhem da sua própria maneira ou tomem iniciativas; é um estilo com foco em metas desafiadoras e empolgantes. É apropriado para obter resultados de alta qualidade de uma equipe motivada e competente.

O último estilo é o Autoritário. O líder autoritário assume toda a tomada de decisão para si e suas ordens são de cima para baixo; as pessoas se sentem desrespeitadas em muitos casos; este estilo impossibilita o líder de motivar as pessoas; o autoritarismo deve ser usado com cautela e em momentos críticos; é bom para romper hábitos fracassados e processos ultrapassados e forçar mudanças. É um estilo que esbanja autoconfiança, deste modo alivia o medo que as pessoas possam sentir diante de uma situação ao dar instruções claras em uma emergência. É apropriado em momentos de crise.

Os líderes devem desenvolver todos os estilos, porém ao dominar os estilos autoritário, democrático, afiliativo e coaching, grandes resultados são obtidos.

Qual seu estilo de liderança?

Quais precisa desenvolver?

Quais deles mais utiliza?


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo