FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Projeto que proíbe a inauguração de obras inacabadas chega à Câmara de Vereadores

Francine Ferreira 2017

DA POLÍTICA

Já era hora!

Chegou à Câmara de Vereadores de Forquilhinha e deve ir para leitura em plenário na próxima segunda-feira um projeto de lei, já aprovado em cidades vizinhas, que proíbe a inauguração e/ou entrega de obras públicas inacabadas ou que não estejam em condições de atender a população. A autoria é do suplente Joelson Monteiro (PRB), que chegou nesta semana e permanece por vinte dias ocupando a cadeira do vereador licenciado, Juliano Arns (PDT).

Na justificativa do projeto, o argumento do então vereador é que “somente estarão aptas à inauguração ou entrega, as obras cujas estruturas estejam finalizadas e apresentem: número mínimo de profissionais que possam prestar o serviço, materiais de uso rotineiro necessários à finalidade do estabelecimento, e equipamentos imprescindíveis ao funcionamento da unidade”.

Apesar de ser algo considerado lógico, a inauguração de obras inacabadas e sem funcionalidade alguma é mais do que vista nas Administrações Municipais, como forma de reconhecimento meramente político. Desta maneira, o projeto de lei torna-se cada vez mais necessário. Assino embaixo!

Maderonchi
Net Lider
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Contape

Dança das cadeiras

Além da chegada de Joelson Monteiro, o plenário do Legislativo forquilhinhense terá também outro novo rosto a partir da próxima sessão. No lugar do vereador Célio Elias (PT), que solicitou licença não remunerada por quinze dias, assume a cadeira o suplente também petista João da Silva.

Pelo Brasil

Enquanto isso, Célio viajará pelo Brasil participando de audiências públicas sobre a situação dos trabalhadores da JBS no país. Representando o Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação de Criciúma e Região, nas próximas duas semanas o vereador se fará presente nos debates em Salvador, na Bahia, e na capital catarinense, Florianópolis.

Nada de novo

Que os encaminhamentos prometidos para continuidade da pavimentação da Rodovia Jacob Westrup estão estagnados, não é novidade. A adequação do projeto, prometida para agosto pela Secretaria de Estado da Infraestrutura, ainda não saiu. Desta forma, tentando agilizar o andamento da situação, o deputado estadual Rodrigo Minotto se reuniu com o governador Raimundo Colombo nesta semana, levando o pleito diretamente ao chefe do Executivo catarinense.

O governador já havia prometido, no ano passado, que recursos para pelo menos mais um trecho da obra seriam disponibilizados em 2017. Na reunião, reiterou a importância da obra e se comprometeu a levar o assunto ao secretário da Casa Civil, Nelson Serpa, para buscar uma maneira de viabilizar mais uma parte da pavimentação.

Minotto Colombo

Foto: João Manoel Neto

É oficial

Aguarda apenas sanção do prefeito Dimas Kammer a oficialização da Linha São José como uma comunidade de Forquilhinha. O projeto de lei que tratou do assunto foi aprovado nesta semana pelo Legislativo, atendendo uma reivindicação antiga dos moradores da localidade. Muitos, inclusive, marcaram presença na sessão para prestigiar a votação.

comunidade

Foto: Eliane Gonçalves

DA COMUNIDADE

Desafios elencados

Já ocupa o posto de comandante do Corpo de Bombeiros de Forquilhinha o subtenente Luiz Martinho Pires, que tem uma experiência de 28 anos na corporação. Auxiliado pelo sargento Roberto Meller, que continua atuando na cidade como subcomandante, o novo líder já tem desafios pela frente: viabilizar a construção de um quartel mais amplo e a aquisição de um novo caminhão para os trabalhos da corporação.

bombeiros 6

Foto: Eliane Gonçalves

Orgânicos

Foi oficializado durante a primeira reunião técnica de campo, na tarde de ontem, o Grupo de Produtores Orgânicos de Forquilhinha, Nova Veneza e Maracajá. O encontro aconteceu na comunidade de São Gabriel e, na oportunidade, os produtores Roberto Ricken e Albino Maragno foram eleitos presidente e secretário do grupo, respectivamente. O objetivo da ação é fomentar, cada vez mais, a produção da agricultura de forma orgânica na região.

Sem violência

Com objetivo de levar informações e reforçar o combate à violência doméstica, chega à Forquilhinha na próxima segunda-feira o ônibus lilás do programa “Mulher Viver Sem Violência”. Na segunda o roteiro é pelo Centro e Santa do Café. Já na terça-feira, receberão a ação os Bairros Santa Cruz e o Nova York.

Na capoeira

Mais que bacana o Projeto “Capoeiração” da Coopera, em parceria com a Apae de Forquilhinha, que está proporcionando mais inclusão e qualidade de vida aos alunos da instituição. A iniciativa começou há seis meses e, agora, os estudantes especiais já estão recebendo suas respectivas graduações, com a entrega da corda azul e o batizado.

20171017 093755

Foto: Débora Cândido

Pelos ares

Forquilhinha promete ser palco de muita adrenalina e boa gastronomia neste fim de semana, em um evento de paraquedismo que acontece a partir das 8h de amanhã, no Aeroporto Diomício Freitas. Com programação durante todo o sábado e domingo, haverá apresentações áreas, paraquedismo em dupla e muita comida com food trucks.

Dia de final

Acontece em Forquilhinha neste domingo, a final do Campeonato da Liga Voleibol de Santa Catarina para a categoria Iniciante. Os jogos começam às 9h, no Ginásio de Esportes Professor Adolfo Back. As atletas do município, de até 12 anos, serão as anfitriãs da disputa porque conquistaram as quatro etapas anteriores, vencendo todos os jogos sem perder nenhum set. Participarão, também, as equipes de Orleans, São Ludgero e Braço do Norte.

Foco no tatame

Treinando intensamente há seis meses em Forquilhinha, o paranaense Saulo “Floyd” de Oliveira, de 34 anos, vai representar o município, Santa Catarina e o Brasil no desafio “Kublai”, que acontecerá na Patagônia, Argentina, no dia 11 de novembro. O combate de K1-Kickboxing será contra o argentino Matias “Renegado” Astudillo.

Luta Argentina 3

Foto: Francine Ferreira


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo