FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Notícias

Projeto do legislativo de Forquilhinha incentiva a participação dos jovens na política

1 4

Projeto do legislativo de Forquilhinha incentiva a participação dos jovens na política.

A quarta-feira, 23, foi dia de cumprir mais uma etapa do projeto Parlamento Jovem na Câmara de Vereadores de Forquilhinha. Vinte e sete estudantes, entre meninos e meninas, eleitos para representar as escolas, participaram de um dia inteiro de treinamento com uma equipe da Escola do Legislativo da Alesc, Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Vários temas foram abordados durante esta formação como a constituição dos três poderes, argumentação e oratória.  “Todo conteúdo repassado vai auxiliar os nossos jovens para que eles tenham segurança ao defenderem suas ideias e projetos durante as sessões do parlamento”, ressaltou a coordenadora do Programa Cidadania, Susana Vassoler Pirola.

Contape
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Maderonchi

Durante o treinamento, os jovens mostraram que sabem como é importante a participação de todos na construção de uma sociedade mais justa e humana. “Tem várias coisas que nós podemos melhorar na nossa cidade, como saúde e educação, e espero, que em conjunto, a gente consiga o melhor pra nossa Forquilhinha” frisou a estudante Júlia Dias Rocha, de 13 anos.

A participação das mulheres na política ainda é muito pequena em nosso país, mas no Parlamento Jovem, elas são a maioria. “Eu quero representar as mulheres e quero fazer a diferença”, afirmou Débora Moro, de 11 anos. E a Leticia Albano Stevan, de 13 anos, foi ainda mais ousada. “Eu quero, quem sabe, ser prefeitura de Forquilhinha, claro, se eu tiver essa oportunidade”, finalizou.

O presidente do legislativo e idealizador do projeto, Maciel da Soler (MDB), levou esta iniciativa até os Ensinos Fundamental II e Médio, das escolas de Forquilhinha, por acreditar no potencial dos jovens em exercer a cidadania, com participação efetiva no município. “Eu acredito na força transformadora da sociedade, por isso o interesse em prepara-los desde cedo para que eles participem das discussões e de projetos que venham trazer melhorias para a nossa cidade”, completou o presidente do legislativo.

A posse dos eleitos será na próxima quarta-feira, dia 30 de maio, na sede da Câmara de Vereadores, às 19h, com eleição da mesa diretora.

cleardotFrancine Ferreira – Eliane Gonçalves

Parlamento 2
Parlamento 1


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo