FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Prefeitura

Projeto Costurando para a Cidadania forma primeira turma

PROFESSORA E CAMILA IMG 4562

Associação dos Clubes de Mães de Forquilhinha forma nesta quinta-feira as primeiras alunas do curso de corte e costura do Projeto Costurando para a Cidadania. Foram seis meses de aulas (200 horas), muito aprendizado e muitas alegrias. “Eu não sabia nem como ligar uma máquina”, conta Camila Buss Fonseca, estudante de moda. Aprender a costurar era fundamental em razão do curso que frequenta. Com o auxílio e técnicas repassadas pela professora Maricelma Da Silva Correa, já fez várias peças.

“Estou muito orgulhosa dessa turma. Elas me impressionaram muito, pois todas aprenderam a costurar muito bem e rapidamente”, ressaltou Maricelma, que acrescentou que a troca de experiências foi muito enriquecedora em todos os sentidos.

A afirmação da professora é compartilhada pela dona de casa Samara Madalena Machado. “Aprendemos muito. Eu sabia fazer o que muitas sabem: uma bainha, consertos pequenos ou trocar um botão”, conta Samara que já está fazendo roupas, inicialmente para a família. “Depois pretendo costurar pra mais pessoas”, fala orgulhosa, já que a professora afirma que ela leva muito jeito.

Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Net Lider
Credisol
Contape

Mais

A formatura acontece nesta quinta-feira 14 de maio, às 19 horas no Auditório Alfredo Michels. As aulas foram realizadas duas vezes por semana, separadas em duas turmas, uma pela manhã e outra a noite. As 18 alunas aprenderam desde o manuseio das máquinas, corte, costura e outras técnicas relacionadas à arte da costura.

Sala de costura

A realização do curso de corte e costura foi possível graças à instalação da sala de cursos de costura dos Clubes de Mães, junto ao Espaço Cidadão, em agosto de 2014. O objetivo da sala é oferecer gratuitamente aulas de costura para proporcionar capacitação profissional, conhecimentos básicos e técnicas para produção, comercialização e geração de renda na área de corte e costura industrial e doméstica.

A implantação da sala e dos cursos é um projeto feito em parceria entre a Prefeitura Municipal de Forquilhinha e a Associação de Clubes de Mães de Forquilhinha. Na época, foram compradas 11 máquinas de costura industrial reta, quatro máquinas de costura industrial overloque 5 e 3 fios, duas galoneiras, duas máquinas costura doméstica para patchwork eletrônica de 80 e de 60 pontos, dez cadeiras para costura, quatro máquinas domésticas, dez luminárias para máquinas, ferro a vapor industrial, máquina de cortar tecidos e demais equipamentos necessários.

O investimento na compra dos equipamentos foi de R$ 26.094,00 em parceria entre o Governo do Estado e Administração de Forquilhinha. Uma sala do Espaço Cidadão foi reformada pela Administração Municipal para abrigar as máquinas, equipamentos e cursos.

Carla Giassi

SAMARA IMG 4556
IMG 4546


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo