Economia

Porto de Imbituba realiza embarque recorde de 89,5 mil toneladas de granel sólido

Uma carga de 89,5 mil toneladas de minério de ferro partiu do Porto de Imbituba na última semana, com destino à China. Foi a maior operação de embarque de granel sólido já realizada no porto do Sul catarinense, e uma das maiores do Sul do Brasil. A marca foi alcançada pelo navio Niki, cargueiro de bandeira liberiana, que conta com 253 metros de comprimento e 40 de largura.

Características como a facilidade de acesso ao Porto, com uma ampla bacia de evolução e a profundidade nos berços que chega a 15 metros, têm contribuído para a movimentação de maiores volumes de cargas em um único navio. “Além disso, a flexibilidade operacional para movimentar diferentes cargas e o baixo tempo de espera para atracação são alguns dos excelentes diferenciais do Porto no atendimento às necessidades do mercado. Esses fatores proporcionam maior eficiência operacional e a diminuição dos custos logísticos”, destaca Jamazi Alfredo Ziegler, diretor-presidente da SCPar Porto de Imbituba.

O navio Niki deixou o porto com 13,5 metros de calado, que é a distância vertical entre a superfície da água e a parte mais baixa do navio.

Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Contape
Spilere Serralheria
Thiago Auto Lavação
Colinas Chocolatteria

Até então, o maior embarque realizado no Porto de Imbituba era de 71,5 mil toneladas, em uma operação de exportação de milho para o Irã, que ocorreu em março de 2019. Desde que foi delegado ao Governo do Estado, o Porto registra um crescimento acumulado de 180% na movimentação de cargas.

O embarque concluído nesta quinta foi realizado pela operadora Imbituba Logística Portuária (ILP), com dois guindastes MHC, entre os dias 10 e 16 de janeiro. A agência marítima Friendship agenciou o navio.

Redação – Géssica da Silva

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Spilere Serralheria G
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo