FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Política

Policial militar que salvou homem de afogamento recebe Moção de Aplauso em Forquilhinha

Ato de Bravura

Câmara de Vereadores entregou homenagem na sessão desta segunda-feira, 8.

Os nove vereadores da casa legislativa fizeram uma homenagem na sessão desta segunda-feira, 8, através de uma Moção de Aplauso, ao cabo da Polícia Militar, Gédson Valentin Sozi, que atua em Forquilhinha. O PM foi responsável por um ato de bravura no dia 29 de abril de 2017, ao salvar um homem de um afogamento. O metalúrgico, Fabrício Cardoso Domingos, morador do município de Sangão, sofreu um acidente em Pedras Grandes, capotando o carro e caindo em um córrego.

O cabo Valentin, que estava de folga com a família, ouviu o barulho e correu para socorrer a vítima do acidente. Após algumas tentativas, o PM conseguiu tirar Fabrício, já inconsciente, pelos braços. Com a ajuda da esposa, fez os procedimentos de primeiros socorros e massagem cardiopulmonar, trazendo o homem de volta a vida. “Foi difícil porque tinha gasolina na água e eu acabei ingerindo um pouco, mas se tratava de uma vida e não tinha como esperar ajuda para fazer o resgate”, ressaltou o cabo Valentin.

Credisol
Maderonchi
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Contape

E foi graças a persistência do policial que hoje Fabrício comemora uma nova vida. “Qualquer palavra que eu disser não vai ser suficiente para agradecer. Eu renasci e tudo o que aconteceu dá um novo sentido para a minha vida”, enfatizou Fabrício.

O comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Evandro de Andrade, também usou a tribuna para enaltecer a atitude do soldado. “Com certeza, este ato vai ser levado em conta em situações de promoção de praças. É um grande orgulho para a corporação”, finalizou o comandante.

PM
Cabo Valentin
Cabo Valentin 1

Requerimento

O vereador Leandro Loch (PSDB) fez um requerimento solicitando o envio de ofício à CASAN pedindo a doação de 80 metros de canos usados para a Associação de Irrigação São Miguel do Município de Forquilhinha. Esta Associação compreende mais de 250 famílias de rizicultores de várias comunidades como, Linha Eyng, Faxinal, Santa Terezinha, São Pedro, São Jorge e São Gabriel. Os canos serão utilizados para que a Associação possa retirar agua do Rio Mãe Luzia mais facilmente, trazendo mais qualidade de vida aos mesmos.

Homenagem

O vereador Célio Elias (PT) colocou três projetos de lei em votação hoje para denominar o nome de três ruas do município, homenageando alguns moradores de Forquilhinha. As ruas estão localizadas na área central da cidade e vão receber os nomes de Adilio Miranda, Alberto Warmling e Matilde Hoepers Warmling. Familiares dos homenageados acompanharam a sessão de hoje e agradeceram pelo reconhecimento.

Reajuste do servidor municipal

O projeto de reajuste dos servidores municipais foi lido e aprovado por unanimidade na sessão desta segunda-feira. Retroativo a março, os professores receberão aumento de 12,64, sendo 7,64% referente ao piso do magistério e 5% da incorporação de regência de classe. Já os demais servidores conquistaram reajuste de 6%.

Indicações

Unidade de Saúde

O vereador Juarez de Oliveira (PP) sugeriu ao município um estudo sobre a possibilidade de convênio com o Governo Federal para que seja construída uma unidade de saúde ou ambulatório para atendimento aos moradoras dos bairros Saturno e Barbieri. Segundo ele, atualmente quem precisa de atendimento precisa se deslocar até o bairro Vila Franca ou ao centro.

O vereador fez ainda uma indicação com uma reivindicação dos moradores para a construção de uma lombada física na Rodovia Municipal Ema de Césaro Cavaler, na comunidade de Pique do Rio Cedro. Com a recente pavimentação de asfalto, os riscos de acidentes são maiores e os moradores estão preocupados com a velocidade que os motoristas passam pelo trecho.

Parque Infantil

O vereador Maciel da Soler (PMDB) solicitou ao município a construção de um Parque Infantil com Piso emborrachado, no terreno do Poder Público, anexo ao estacionamento do Paço Municipal 26 de Abril. “Esse espaço não está sendo utilizado, podendo assim receber brinquedos para a prática do lazer das crianças”, explica Da Soler.  E o pedido também é para que seja colocado piso emborrachado por uma questão de higiene e segurança das crianças, o que seria um projeto piloto dentro do município.

Máquinas para produtores rurais

O vereador Adenor Pola (PP) sugeriu ao Executivo a aquisição de uma ensiladeira para fazer silagem e também duas carretas agrícolas com adaptação de acoplamento ao trator para auxiliar na preparação de alimentos para os animais e no transporte dos mesmos, como também o transporte de fertilizantes orgânicos ou químicos entre outros nas propriedades dos agricultores. “O nosso município conta com grande número de pequenos produtores e uma grande extensão de área rural e esses equipamentos vai facilitar e motivar o agricultor a permanecer nas atividades agrícolas, economizando tempo e reduzindo os seus custos de produção”, concluiu o vereador.

Pavimentação

O vereador Hildo Gonçalves (PP), fez uma indicação sugerindo a pavimentação com asfalto ou a reestruturação do nível do leito na Rua das Irmãs Clarissas, no Bairro Clarissas, adequando o logradouro público ao Projeto Paisagístico do Município. Os moradores das margens desta rua solicitam providências urgentes. Todos os usuários que utilizam diariamente a rua, tanto de carro, como de bicicleta ou a pé, serão beneficiados, porque se trata do principal acesso ao bairro.

Francine Ferreira – Eliane Gonçalves


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo