FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Polícia Militar de Forquilhinha terá alteração no comando

Francine Ferreira 2017

DA COMUNIDADE

No comando

A Polícia Militar de Forquilhinha – assim como toda a 4ª Companhia – terá um novo comandante. Por conta de uma promoção, o agora major Giovani Constanza deverá ser transferido para a sede do 9º Batalhão ou 6ª Região da PM, em Criciúma, para atuar como chefe de Operações, Planejamento e Inovação.

Com isso, a expectativa é que o posto de comando em Forquilhinha seja assumido pelo tenente Fiorillo, que atualmente tem desempenhado trabalhos em Florianópolis. Assim que concluir sua missão na capital catarinense, o profissional deve retornar ao Sul, para a realização da cerimônia de passagem do cargo.

A informação é do comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Criciúma, tenente-coronel Evandro de Andrade Fraga.

Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Maderonchi
Contape

Encaminhando

Acontece na próxima segunda-feira mais uma reunião para que sejam debatidos os próximos encaminhamentos do projeto que visa minimizar os problemas enfrentados com os animais abandonados e soltos pelas ruas de Forquilhinha. O encontro deverá reunir representantes da Administração Municipal, da comissão que debate o assunto e da Clínica Veterinária que já contribui com a ONG de Proteção Animal Amigo Fiel.

A ideia é que sejam promovidas ações de chipagem, castração e adoção; abordagem do tema nas escolas, por meio de palestras educativas; e regulamentação do problema, com limitação da quantidade de animais por residência, cuidado consciente e multas para quem abandonar animais.

Nova rede

Sendo a 16º comunidade de Forquilhinha a aderir à Rede de Vizinhos, o Bairro Santa Ana implantou oficialmente o programa nesta semana, com uma grande adesão de mais de 200 moradores. Em toda Forquilhinha, esse número de pessoas participando já ultrapassa 1,2 mil. “A interação entre comunidade e Polícia Militar tem auxiliado muito na resolução de questões de segurança pública no município”, destaca o responsável pelo programa em Forquilhinha, sargento Lima Vieira.

Mais informações podem ser obtidas no Pelotão da Polícia Militar, localizado na Avenida 25 de Julho, próximo ao Paço Municipal.

rede 3

Plano de Cultura

A proposta do Plano Municipal de Cultura já está disponível no site da Prefeitura de Forquilhinha para consulta e avaliação. A população do município, inclusive, pode oferecer ideias de melhoria ao estudo, encaminhando sugestões para o e-mail: depcultura@forquilhinha.sc.gov.br. A prévia do documento, que ainda precisará ser transformado em projeto de lei e votado na Câmara de Vereadores, foi revisada pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais.

Posteriormente, o plano será finalizado com base nas informações, sugestões e opiniões recebidas no período em que ficar disponível para acesso dos forquilhinhenses. A versão final será apresentada no segundo Fórum de Cultura de Forquilhinha, a ser realizado no próximo dia 19 de setembro, a partir das 19h no Centro Cultural.

Acima da meta

Depois de quase um mês de intensa campanha de vacinação, Forquilhinha conseguiu alcançar, nesta semana, mais de 100% da cobertura de imunização contra a poliomielite e o sarampo. Ao todo, o município possuía 1.387 crianças de um ano a menores de cinco para receberem a dose. A campanha termina hoje, mas ainda dá tempo de algum pequeno se vacinar. Em Forquilhinha, possuem sala de vacinação as unidades de saúde dos Bairros da Sanga do Café, Santa Ana, Centro, Vila Lourdes, Vila Franca, Santa Cruz, Ouro Negro, Santa Libera e Cidade Alta.

Limpa Nome

Começa amanhã a campanha “Limpe Seu Nome”, organizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Forquilhinha para o mês de setembro. A ação – que segue até o próximo dia 30 – visa proporcionar aos inadimplentes uma oportunidade de renegociar suas dívidas, com possibilidade de isenção ou redução de juros e multas. As lojas associadas que aceitaram participar da ação já estão identificadas com um cartaz em suas respectivas vitrines.

31 08 Limpe seu Nome

Primeiro encontro

Foi agendada a data para a primeira reunião a respeito do projeto para criação do espaço de eventos do Campo União, na comunidade de Nova York. O encontro acontecerá na quinta-feira da próxima semana, dia 6 de setembro, a partir das 19h30min, no Centro Comunitário do bairro. A iniciativa é do Coletivo Catavento, em parceria com a Administração Municipal e o curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc. O objetivo da união é recriar o espaço de encontros que existia no local, mas que acabou sendo abandonado e, com o tempo e ação do homem, destruído.

Com essas reuniões, a comunidade poderá contribuir com a criação desse novo projeto, elencando sugestões aos estudantes da universidade. Posteriormente, o Poder Executivo contribuirá com a busca de recursos para que a obra efetivamente saia do papel.

Famtour

O projeto de desenvolvimento do turismo de forma regional chegou à Forquilhinha nesta semana. Um grupo de 13 coordenadores da área nos respectivos municípios da Região Carbonífera visitou pontos turísticos e lugares históricos da cidade, em mais um encontro do Famtour. A iniciativa visa promover um passeio turístico para evidenciar e avaliar com olhar externo as potencialidades de cada local. Ao fim das visitas, os participantes preenchem uma avaliação, pontuando e opinando a respeito das potencialidades, oportunidades e pontos que precisam de melhorias em cada situação.

DA POLÍTICA

Representantes

Uma lista divulgada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina evidenciou que Forquilhinha possui outros três candidatos ao pleito de 2018, além de Rodrigo Minotto (PDT), Vanderlei Alexandre (PP) e Célio Elias (PT). Entraram na disputa, também, Sandra Michels (PRP) e Saymon Gomes Miranda (PATRIOTA), buscando uma vaga para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina; e Keyla Zaldguer Joaquim (PATRIOTA), tentando se eleger para a Câmara dos Deputados.

Lareira

Foi bonita e prestigiada a Sessão Solene realizada pela Câmara de Vereadores de Forquilhinha na última quarta-feira, em homenagem aos 40 anos do Movimento Lareira no município. Prestigiaram o ato casais participantes do primeiro encontro, realizado no ano de 1978, além dos coordenadores dos grupos nas comunidades e da equipe de coordenação paroquial. O requerimento, aprovado por todos os vereadores, foi de autoria do presidente do Legislativo, Maciel da Soler.

08

Foto: Eliane Gonçalves


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo