FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Economia

Plano de desenvolvimento regional pós pandemia será desenvolvido na Região Carbonífera

WhatsApp Image 2020 05 29 at 12.31.02 5

A Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) aprovou, por unanimidade, a contratação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) para o desenvolvimento do plano regional para a retomada econômica no período do pós pandemia da Covid-19.

A ideia é realizar um planejamento para retomada das atividades econômicas e sociais frente ao “novo normal”, discutindo ações coletivas com os demais municípios da região. “As cidades crescem, crescem, mas crescem para onde? De que jeito? Se organizar, pode crescer mais e com mais qualidade. O interessante é que o avião está subindo, e queremos que todo mundo esteja dentro do avião. Não adianta que uma parte esteja vendo o avião decolar e não aproveitando a ascensão do desenvolvimento” disse o prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon.

O presidente da AMREC e prefeito de Treviso, Jaimir Comin, ressaltou a preocupação com a preservação de manter os empregos. “É importante que a universidade, que é da nossa região e que também está preocupada com essa retomada, esteja conosco mesmo momento. Precisamos de um plano onde nós possamos proteger os empregos e a economia da região”, acrescentou o presidente Jaimir Comin.

Maderonchi
Contape
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, professora doutora Gisele Coelho Lopes, definiu a proposta como um plano que colocará a região carbonífera como vanguarda no Sul de Santa Catarina.

O projeto seria uma continuidade do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação da Unesc, composto pelos professores e pesquisadores da universidade. Na iniciativa, será elaborado um plano, que terá por objetivo estabelecer indicadores e metas para contribuir com o desenvolvimento social, econômico e ambiental, envolvendo diferentes atores dos 12 municípios que compõem a Região Carbonífera.

Estruturado em sete grandes fases, o Plano também faz uma reflexão sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Serão 950 horas de trabalho executadas em 14 semanas não consecutivas por uma equipe de doutores e técnicos.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, disse que a instituição está fazendo o seu papel. “É preciso nos antecipar e fazer esse trabalho hoje, para que o período pós pandemia, que ainda é incerto, tenha maior segurança para os gestores públicos. Esse é a função de uma universidade comunitária, que produz o cabedal de conhecimento da região”, completou.

“O plano tem como objetivo atingir algumas premissas. A ideia é buscar o diálogo coletivo e propor a discussão com diferentes atores de toda Região. Assim, conseguiremos identificar todo diagnóstico de impactos econômicos e teremos base para formular políticas públicas e buscar recursos para estes municípios”, explicou a pró-reitora.

Também participaram da reunião os professores que fazem parte do projeto: professora doutora Melissa Watanabe; professor doutorando Thiago Fabris; professora doutora Bianca Bez Batti Dias e o coordenador da Sala dos Municípios, Dorvanil Vieira.

Redação – Antônio Rozeng


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo