FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Planejamento estratégico

Wilciney Villan

Wilciney Villan – CRA-SC 26.947 – mestre em desenvolvimento socioeconômico, administrador

Sócio na Strategyinc – Strategy, Innovation and Competitiveness Consulting Business

O semestre outubro-março é o semestre do planejamento estratégico. Momento de fazer, refazer e atualizar o planejamento estratégico da organização. Mas não é sempre assim. Isso depende do ano operacional. Uma empresa que tem maior desempenho durante o verão deve ter seu planejamento estratégico feito antes disso. De modo geral, se a organização não possui planejamento estratégico, qualquer hora é a hora certa para fazer um.

Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Net Lider
Credisol
Contape

Algumas etapas são cruciais para o planejamento. A primeira delas é:

Não faça o plano para deixar na gaveta.

Abaixo segue um roteiro que costumo seguir ao elaborar um planejamento estratégico. Espero que lhe seja útil também.

  • Consciente da necessidade de não deixar o plano na gaveta, monte uma equipe para dar sequencia em todas as etapas seguintes.
  • Com a equipe montada estabeleça a missão da organização, paralelamente faça pesquisas no macroambiente e no seu setor de atuação para identificar oportunidades e ameaças.
  • Estabeleça os valores da organização.
  • Utilize da criatividade e com um horizonte de tempo definido, pode ser no final do quinto ou décimo ano a partir deste, e imagine como sua empresas vai estar. Como você gostaria que ela estivesse no final deste período?
  • Estabeleça a visão da empresa para o ano que você desejar (20XX).
  • Considere esta visão sua meta estratégica e estabeleça indicadores de desempenho para medi-la.
  • Com os dados pesquisados sobre o macroambiente e sobre o setor de atuação da organização classifique as variáveis em duas. As que vão ocorrer com certeza e as que podem ocorrer.
  • Com isso desenvolva cenários. Quatro cenários são suficientes para que a equipe possa discutir e identificar qual é mais provável de acontecer.
  • Estabeleça seus fatores críticos de sucesso. Aqueles que você não pode abrir mão para se manter competitivo.
  • Estabeleça sua matriz SWOT e as estratégias principais, ou estratégias chave, para competir com estas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças dentro do cenário identificado previamente.
  • Com base no Balanced Score Card indique os objetivos estratégicos da organização e monte seu mapa estratégico.
  • Neste ponto os objetivos estratégicos viram metas, ou seja, possuem um indicador e prazo para conquistá-las.
  • Defina seu modelo de negócios para perseguir estes objetivos estratégicos (metas).
  • Capture sua meta estratégica e juntamente com estas recém estabelecidas, elabore planos de ação, aplique estes planos e acompanhe durante todo o tempo de execução.

Desta forma o planejamento estratégico da organização aborda muitas variáveis e fica mais complexo, porém tenta abordar e discutir inúmeras variáveis que atingem uma organização. É deste modo que penso em planejamento estratégico. É desta forma que tenho trabalhado e os resultados são visíveis, principalmente em momentos de mudanças nos planos de ação e visualização do futuro.

Espero que todos tenham um excelente fim de ano e aproveitem o roteiro sugerido aqui, para formalizar seu planejamento estratégico pessoal, para que as metas delineadas no inicio do ano, sejam alcançadas no ano que chega. Boas festas!


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo