Vitae
Sulcatel
Colunistas

Planejamento estratégico pessoal

Wilciney Villan – CRA-SC 26.947

Mestre em desenvolvimento socioeconômico, administrador e professor universitário

Sócio na Strategyinc – Strategy, Innovation and Competitiveness Consulting Business

Da Soler Selo
MS Centro de Beleza
Maderonchi
Anunciar 2017 – 200px
Coopera
Car Vision

Venho escrevendo textos aqui direcionados às organizações. Muitos deles são aplicáveis em nível individual, em nossas vidas. Uma vez que empresas são compostas, também, por pessoas, é importante pensarmos em nós como empresas, como marcas e, como tais, queremos sucesso.

Do mesmo modo que uma empresa deve ter como base sua missão e valores e determinar uma visão de futuro, nós também devemos.

Quantas vezes na troca de ano inúmeras promessas e objetivos foram elaborados e nossa mente e no dia seguinte mal lembramos deles?

Acredito que desenvolvimento e capacitação humana é uma das formas de envolver estes objetivos e alcançá-los. Um método que visa a conquista de resultados é necessário. Se você deseja mudanças positivas e permanentes em seus diversos âmbitos de vida, é preciso se dedicar ao autoconhecimento como ponto de partida de um planejamento, definição de objetivos, estratégia e planos de ação que visem estas mudanças.

Costumo desenvolver meu planejamento estratégico pessoal com base em ferramentas do coaching, mas principalmente em ferramentas clássicas da administração. Como benefícios consigo melhorar minha qualidade de vida, gerir melhor meu tempo, eliminar a procrastinação, melhorar a autoestima e autoconfiança, eliminar sentimentos negativos, focar no positivo, entre outros.

Veja que estou falando de minha vida, mas um planejamento estratégico pessoal pode ser feito com ajuda dos líderes da sua organização para que a área profissional de sua vida seja contemplada com objetivos mais sólidos e realistas, bem como o estabelecimento de indicadores e metas. De que adiante você estabelecer como objetivo alcançar a um cargo mais alto que o seu, se sua empresa não possibilitará essa opção? Conhecer o ambiente em que você está inserido é parte do planejamento.

As lideranças também podem, e devem, contribuir com a melhora da qualidade de vida de modo geral dos membros de sua equipe durante o desenvolvimento do planejamento estratégico pessoal de cada um.

Perceba que não é tarefa de ninguém trabalhar na cura de problemas emocionais quando se faz uma reflexão de autoconhecimento no momento de realizar um planejamento estratégico pessoal. Um planejamento estratégico pessoal tem foco no futuro. Boas sessões de terapia são essenciais para autoconhecimento e isso sim pode ser usado para reforçar seu planejamento, todavia, ressalto, um planejamento estratégico pessoal tem foco no futuro. Afinal o que você deseja hoje que ainda não possui? Quando você deseja conquistar isso?

É comum nos questionarmos quando devemos fazer nosso planejamento estratégico pessoal e se devemos fazer. Respondo que qualquer momento é o momento para fazer, mas se você se pergunta se deve ou não realizá-lo, reflita se você deseja mudar hábitos, comportamentos, identificar e eliminar padrões repetitivos, vencer crenças limitantes, potencializar habilidades e desenvolver pontos de melhoria.

Desenvolvimento e evolução são desafios que todos enfrentamos e alcançar equilíbrio e harmonia em todas as áreas da nossa vida só é possível com planejamento e administração.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Anuncie FN 2017
Spilere Serralheria G
Coopera Rodapé
Topo